Oktoberfest Sertão: Cervejas homenageiam símbolos de Santana do Ipanema

20 out 2018 - 17:51

Cacto Beer é um dos destaques do Oktoberfest Sertão (Foto: Messinho Tenório / Inove)

O restaurante Oishi Sushi promoveu na noite desta sexta-feira (19) o primeiro dia da sua Oktoberfest Sertão. O público lotou as dependências, enchendo ainda a rua que fica ao lado do local. Muita música, comida e cerveja animou a festa inspirada em uma das maiores tradições da Alemanha.

E para aproximar ainda mais os presentes do verdadeiro clima da terra do chucrute, o Oishi ofereceu três tipos de cervejas artesanais, que variaram do mais leve ao mais intenso sabor de malte e lúpulo. Um detalhe interessante é que cada uma das bebidas tiveram um toque das nossas tradições sertanejas.

O administrador do Oishi Sushi, o empresário Tiago Barros explica que ao idealizar as cervejas ele decidiu incorporar alguma coisa da terra. A primeira foi a Cacto Beer, uma cerveja do tipo Blond Ale, que foi adicionada um pouco de essência de uma das plantas do nosso semiárido.

“A cacto beer é uma cerveja leve, mas bem aromática, feita a base de mandacaru e velame, duas plantas nativas de nossa caatinga. Essa bebida é ideal para quem tá começando a experimentar o mundo das artesanais. Sua cor é um dos charmes, [ela é verde] pois ela lembra nosso sertão”, indica Tiago.

Nascida da junção de uma cerveja tipo American Pale Ale (APA) com um animal muito comum da região, nasceu a segunda cerveja artesanal da casa: a Carcarapa. Segundo os organizadores essa bebida foi feita com lúpulos americanos junto com o malte caramelo.

“Ela é uma cerveja de amargor médio e que é indicada para quem já tem um paladar acostumado com as cervejas mais encorpadas. Sua cor é um amarelo queimado e ela combina com diversos pratos”, avaliou o gerente do Oishi.

A última cerveja artesanal é muito especial e exatamente por isso carrega no nome, um dos personagens mais ilustres de Santana do Ipanema. Ao lado do jumento que fica na entrada da cidade está Candinho, o botador de água. Ele foi o escolhido para o nome da última bebida da casa: a Candinho Black IPA.

“Como o nome já mostra, essa é uma cerveja preta do tipo Índia Pale Ale. Seu amargor é intenso e simplesmente inesquecível. Ela é forte, encorpada e deixa sua marca”, reforça Tiago, que diz ainda que essa bebida foi feita com tanto zelo que vai disputar um torneio na cidade de Aracaju.

Segundo dia

Para quem não pôde ir no primeiro dia do Oktoberfest Sertão, não se desespere. Neste sábado (20) a festa continua e mais uma rodada de música, comida e cerveja aguardam os sertanejos. A banda que vai animar a noite é o Pagode SH.

O primeiro dia do Oktoberfest Sertão teve a cobertura fotográfica da Inove Digital. Para conferir um pouco da festa veja a galeria abaixo:

Imagem 1 de 21

Por Lucas Malta / Da Redação

Comentários