OAB Alagoas abre seleção para advogados participarem de suas comissões A forma de escolha dos novos integrantes desses colegiados acontecerá por meio de editais, divulgados em chamamento público.

Ascom / OAB Alagoas

10 fev 2022 - 09:08


Foto: Divulgação / OAB Alagoas

Em uma iniciativa inédita na sua história, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL) publicou edital de abertura de inscrições para a seleção de advogados e advogadas do Estado interessados em participar das suas Comissões permanentes e temáticas.

O edital, com inscrições até o dia 18 de fevereiro, está disponível no site www.oab-al.org.br, onde os interessados devem preencher um formulário. De acordo com o presidente da OAB-Alagoas, Vagner Paes, a iniciativa é importante, cumpre uma promessa de campanha, e tem como objetivo democratizar o acesso às iniciativas e projetos da OAB.

“Essa decisão foi tomada para cumprir uma promessa de campanha, de democratizar a OAB, permitir a participação de toda a advocacia alagoana, independente de política ou de ideologia. A Ordem é um espaço aberto e democrático e precisava ser inclusiva também. Isso vai permitir as mais variadas formas de pensar dentro de entidade, que se torna mais forte e representativa”, destaca Vagner Paes.

O processo simplificado para a seleção para membros das Comissões permanentes e temáticas (temporárias) da OAB Alagoas é destinada para todo e qualquer advogado ou advogada, desde que atenda aos seguintes requisitos: inscrição regular na OAB Alagoas, estar adimplente perante a Seccional, não possuir condenação disciplinar pelo Tribunal de Ética e Disciplina da OAB transitada em julgado.

“Nenhuma gestão anterior teve esse cuidado, de chamar a advocacia para dentro da Ordem. O apoio que estamos recebendo é motivo de orgulho. A advocacia alagoana tem muito a crescer com Isso”, diz Victor Braga, Diretor de Comissões da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas e vice-presidente da Comissão do certame.

De acordo com o edital, os advogados e advogadas podem se escrever em até três opções de comissão, já que algumas são mais disputadas e o candidato pode não atingir os pontos necessários para a primeira opção, mas pode se classificar para outra. “Nesse caso, se não ficar na sua primeira opção, o interessado ainda pode se integrar a outra comissão, a sua segunda ou terceira opção. Isso maximiza as chances de um candidato participar de alguma comissão”, detalha Victor Braga.

A vice-presidente da OAB-AL e presidente da Comissão do certame, Natália Von Sohsten, acrescenta que a participação da advocacia nas comissões fortalece a democracia na instituição. “A participação da advocacia alagoana nas comissões é de suma importância para o fortalecimento da nossa instituição É uma forma justa e democrática para a seleção dos advogados e advogadas que querem participar da nossa gestão”. A Comissão do certame é composta também por Henrique Vasconcelos, Secretário-Geral da OAB/AL, segundo vice-presidente.

Comentários