Novos servidores para os Campi da Ufal em Arapiraca e Sertão

05 fev 2013 - 17:45


Cerimônia contou com a presença de familiares e do reitor Eurico Lôbo, que destacou o processo de interiorização

Uma nova jornada se inicia para Fabianny Torres de Oliveira, Ismar Inácio, Japson Gonçalves, Mayna Tenório de Araújo, Roberta Ribeiro Brandão e Rodrigo Freitas. Os seis agora fazem parte do quadro de servidores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A cerimônia, realizada no gabinete do reitor Eurico Lôbo, foi marcada pela presença dos familiares que, a todo momento, aproveitavam para registrar em filmagens ou fotografias os momentos de destaque de seus parentes.

Após a leitura do termo de posse e do juramento, o reitor abriu a palavra para os novos servidores da instituição. Entre os seis, uma palavra em comum se repetia a cada instante: felicidade. E a expressão podia ser vista nos olhares e sorrisos de cada um.

Para Ismar Inácio, um dos novos servidores do Campus do Sertão, além da alegria, a sensação de poder contribuir como professor da unidade é algo que lhe orgulha desde já. “Estou imensamente feliz. Eu pretendo contribuir com o meu Estado em uma área necessitada, contribuir com a Ufal, enfim. Entrar aqui na universidade como professor adjunto, para mim, está sendo muito bom”, declarou.

Além do Campus do Sertão, o Campus Arapiraca e sua Unidade de Palmeira dos Índios também foram contempladas com novos servidores. Um deles é Japson Gonçalves, que agora assume o cargo de docente da Unidade de Palmeira. “Há dois anos eu fazia parte do quadro da universidade como professor substituto e agora, sendo efetivado, a minha sensação é de imensa felicidade. Espero contribuir muito com a Ufal”, disse ele.

Noutro momento da cerimônia, Roberta Ribeiro Brandão foi representada por sua mãe, Rosilda Ribeiro Marques, devido a impossibilidade de comparecimento da titular do cargo. “Estou sem palavras. A minha filha, chegar até aqui, ela sempre foi muito batalhadora, esforçada, conseguiu tudo o que queria. Posso dizer, com todas as letras, que sou uma mãe muito feliz. E agradeço a Deus por isso.”

Reitor comemora posse e destaca expansão

Após ouvir a palavra dos novos servidores, o reitor Eurico Lôbo revelou sua felicidade em estar participando de mais uma cerimônia de posse e destacou a importância de realizar o processo de expansão da universidade, levando-a para o interior.

“Quando começamos, uma das coisas que me chamou atenção era que 90% dos jovens era de Maceió, mas e o pessoal do interior? Eles iriam continuar sem espaço? Foi aí que nos fizemos o processo de expansão, com muita luta, trabalho e dedicação e os frutos estão aí”, comentou, ao destacar que já empossou vários ex-alunos do interior.

Eurico relembrou que o processo de expansão da Ufal foi demorado, com muitas reuniões e até mesmo algumas críticas, mas que um levantamento realizado recentemente comprova: a decisão de levar a universidade para o interior foi um acerto.

“O levantamento mostrou que 85% dos alunos do interior são oriundos das escolas de lá. Isso é uma maravilha. Em Palmeira dos Índios, se não me falhe a memória, são cerca de 90%. Esses números são extremamente importantes e comprovam que esse processo de levar a universidade para o interior foi algo válido”, comemorou, reforçando o avanço das obras para início do curso de Medicina no Campus Arapiraca. “Estamos trabalhando para que possa ser iniciado em 2015.”

O reitor finalizou a cerimônia desejando boas vindas aos novos servidores e deixou uma mensagem. “Somente a educação é capaz de transformar o homem. Os outros mecanismos são temporários. Não se molda ninguém pela força ou qualquer outro elemento, pois a educação é construída para toda a vida. Estar aqui é provar que somos agentes capazes de ajudar nessa mudança, nesse processo de transformar as pessoas. Espero que vocês tenham a noção da grandeza que é estar aqui na universidade e ajudem a Ufal a se tornar cada vez mais forte. Sejam bem-vindos e obrigado por mais esse momento”, encerrou.

Ascom/Ufal

Comentários