Nível do rio Ipanema subirá nas próximas horas e autoridades monitoram Apesar da elevação, Bombeiros informam que não há risco de enchente, até o momento.

29 mar 2020 - 23:04

Foto: CB Medeiros / Assessoria 9º GBM

Integrantes do 9º Grupamento de Bombeiros Militares de Alagoas (GBM-AL), situado em Santana do Ipanema, em conjunto com a Defesa Civil da cidade, informaram na noite deste domingo (29) a previsão de elevação do nível do rio Ipanema nas próximas horas.

Segundo as autoridades, esta elevação é fruto de fortes chuvas na região da bacia do rio Ipanema em Pernambuco, entretanto, a vinda das águas ainda não traz perigo de enchente iminente, já que o rio em Santana está com o volume de pouco mais de 3,4 metros. Para o risco de alagamento acima da calha do rio, o volume teria que ultrapassar os 4,60 metros.

O Corpo de Bombeiros informou ainda que está monitorando constantemente o nível do rio Ipanema e solicitou que a população fique em alerta. Em tempo, as autoridades pedem também que não haja pânico, e principalmente, evitem o compartilhamento de informações falsas em redes sociais.

Semarh também monitora

Também em constantes monitoramento hidrometeorológico, a Sala de Alerta da Secretaria de Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL) informou que a previsão é de chuva com intensidade moderada entre a noite deste domingo (29) e madrugada da segunda-feira (30). Além disso, podem ocorrer pancadas em pontos isolados da Bacia Hidrográfica do Ipanema no estado de Pernambuco.

Existe a possibilidade de inundação das casas mais próximas ao leito do rio principal e adjacências, além de alagamentos em áreas urbanas com deficiência de drenagem urbana, caso ocorram pancadas de chuva intensas nessas regiões.

Por Lucas Malta / Da Redação

Comentários