‘Não é o advogado ir a OAB. É a OAB ir até o advogado’, diz Welton Roberto em debate

17 nov 2012 - 18:46


Neste sábado, 17, apoiadores da chapa Prerrogativa é a Ordem lotaram as dependências do restaurante Água Doce, no bairro do Stella Maris, para acompanhar o debate transmitido ao vivo pela TV Pajuçara entre todos os candidatos à presidência da OAB/AL.

Questionado pelo jornalista Ricardo Mota, mediador do debate, sobre a forma como a justiça trata o advogado, Welton Roberto, candidato à presidência com a chapa Prerrogativa é a Ordem, afirmou que, conforme a Constituição Federal, o advogado é essencial à administração da justiça, mas, a Ordem precisa tirar essa essencialidade do papel. “Advocacia forte é a que respeita prerrogativas”, afirmou.

Welton Roberto acrescentou que a OAB/AL não deve aguardar que o advogado que tenha sua prerrogativa maculada procure a entidade: “A Ordem deve ir a cada lugar, tem que ser presente. Não é o advogado ir a OAB. É a OAB ir até o advogado”.

Em outro bloco do debate, Welton Roberto respondeu a pergunta do advogado Marcelo Brabo sobre as denúncias envolvendo atual gestão da OAB/AL: “Sou atacado covardemente porque assim que o áudio (com a denúncia de compra de votos nas eleições da categoria) chegou ao meu conhecimento, ou eu me omitia ou agia. Eu preferi agir. Não sou omisso”, frisou, acrescentando que a gestão não primou pela ética e pela palavra.

Nas perguntas livres entre os candidatos, Welton Roberto questionou ao candidato Thiago Bonfim sobre o fato de ele não ter realizado nenhum trabalho enquanto ocupou o cargo de vice-reitor da Escola Superior de Advocacia (ESA) na gestão passada do atual presidente da OAB/AL, Omar Côelho.

Bonfim respondeu que realizou alguns cursos no primeiro semestre como vice-reitor, mas, frisou a total falta de apoio do então presidente. “Se o presidente não prestigiava o próprio pai que era reitor, que dirá a mim”, alfinetou, referindo-se ao advogado Marcos Mello, que foi reitor da ESA.

Nas considerações finais, Welton Roberto fez agradecimentos aos advogados e advogadas e frisou o fato de ter realizado uma campanha independente, sem apoio político ou empresarial: “Fizemos uma campanha limpa e propositiva, com cursos e ideias”, finalizou.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre as propostas da chapa Prerrogativa é a Ordem pode acessar a página eletrônica www.prerrogativaeaordem.com.br.

Assessoria

Comentários