Mutirões de cirurgias no Hospital do Açúcar já beneficiaram centenas de pacientes

30 abr 2013 - 09:59


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Desde o mês de fevereiro, e se estendendo ao mês de abril, foram feitos mutirões de cirurgias pela equipe médica do Hospital do Açúcar. A realização dessas mobilizações faz parte do convênio entre a unidade hospitalar e a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió. O objetivo é chegar à marca de 600 intervenções cirúrgicas por meio da parceria.

Na busca de diminuir as filas de pacientes que dependem da saúde pública municipal para tratamentos cirúrgicos, o hospital entrou com todo processo que se inicia na consulta avaliativa.Também é necessário o paciente solicitar uma indicação de cirurgia por meio Complexo Regulador Assistencial (Cora), da Secretaria de Saúde, e apresentar no dia do mutirão com a cirurgia agendada.

Na área de cirurgia geral, foram feitos procedimentos para correção de hérnias, como as abdominais e as umbilicais. Para as patologias ginecológicas, cirurgias para retiradas de cistos, útero, ovários, cirurgias na região do períneo, entre outras.

40 cirurgias em otorrino

No último fim de semana, dias 27 e 28, a área escolhida para o mutirão foi a de otorrinolaringologia, realizando intervenções cirúrgicas em casos de adenoide, amigdalite e adenomigdalite. Tanto no sábado quanto no domingo, os trabalhos davam início às 7 da manhã e se estendiam à tarde.

Nesse primeiro mutirão da área, fora batida a meta das 40 cirurgias agendadas, sendo vinte no sábado e mais vinte no domingo. “Tudo ocorreu como planejamos. Foram quatro anestesistas e seis otorrinolaringologistas, operando em três salas simultaneamente”, explicou Isolda Carvalho, médica responsável pela ala de otorrino no Hospital do Açúcar.

O próximo mutirão também será da mesma área contemplada no último fim de semana, dias 4 e 5 de maio. Também serão realizadas 40 cirurgias, nos horários matutinos e vespertinos. Para se beneficiar com o tratamento, os pacientes deverão obedecer às mesmas etapas de consultas e encaminhamentos cirúrgicos.

Por Assessoria

Comentários