Mutirão reforça atendimentos de saúde à população do Sertão

23 ago 2014 - 09:05


Moradores tiveram acesso a exames especializados, recebimento de óculos e marcação de cirurgias; também foram entregues equipamentos a hospital.

Foto: Olival Santos

Foto: Olival Santos

cidade de Delmiro Gouveia, localizada no Sertão de Alagoas, recebeu nesta sexta-feira (22), a 19ª edição do Mutirão Saúde em Movimento, idealizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A iniciativa teve como objetivo levar consultas especializadas, exames e entrega de óculos de grau aos habitantes da região.

O atendimento foi realizado nas Escolas Luiz Augusto de Azevedo e na creche Monteiro Lobato. Além de clínicos gerais, atuaram dermatologistas, otorrinolaringologistas, ortopedistas e oftalmologistas. Também foram disponibilizados exames de ecocardiograma para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Este é o segundo mutirão realizado na cidade, sendo o primeiro em maio. “Na primeira oportunidade o mutirão atraiu cerca de 3 mil pessoas e foi constatada uma grande demanda reprimida. Por isso, voltamos a Delmiro Gouveia com a mesma estrutura para dar continuidade a assistência”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas.

O secretário ressaltou, ainda, que o mutirão possui a capacidade de diminuir o excesso de demanda em grandes centros de referências, a exemplo do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió e a Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca. Jorge Villas Bôas explicou que a descentralização dos serviços de saúde traz aos pacientes uma maior qualidade de vida e celeridade na realização de consultas.

“O mutirão é uma iniciativa apoiada pelo Ministério da Saúde, que contribuiu para reduzir o grande fluxo de pacientes no HGE, tornando o atendimento à população mais humanizado”, destacou. Outro ponto crucial para a evolução da assistência, foi o investimento na Atenção Básica, que recebeu recursos do Estado para a ampliação e estruturação de suas bases em todos os municípios alagoanos.

Ainda de acordo com o secretário, a maior parte dos problemas de saúde podem ser resolvidos em postos de saúde, próximos à comunidade. “Com o cuidado contínuo e a proximidade das equipes com a comunidade, pode-se evitar o agravamento do quadro do paciente, diminuindo o número de internações, sequelas e óbitos”, destacou.

Presente ao mutirão para realizar um exame com o médico otorrinolaringologista Carlos Eugênio, a dona de casa Marly Vidal se mostrou entusiasmada com o programa. “Fui atendida em menos de 30 minutos e me sinto mais tranquila com a certeza de um diagnóstico correto”, disse Marly.

Já André Guerra, que foi atendido por um clínico geral, lembrou que já participou de outras edições do programa e espera que o mesmo se torne parte integrante do calendário da saúde da região. Durante o mutirão foram entregues 150 óculos, referentes à última edição. O programa continua com edições previstas para os próximos meses em Palmeira dos Índios, Viçosa, Arapiraca e União dos Palmares.

Equipamentos

Ainda durante sua passagem por Delmiro Gouveia, o secretário de Saúde, Jorge Villas Bôas, realizou uma visita à Unidade de Saúde Antenor Serpa, que recebeu equipamentos novos para o atendimento da população.

Entre os itens recebidos pelo hospital, destacam-se aparelhos de ar condicionado, bisturis elétricos e mesas fototerápicas. “A Unidade Antenor Serpa é um referencial para a população da região e estamos garantindo a estruturação do hospital para que ele cumpra sua missão de salvar vidas com ainda mais eficiência”, garantiu o secretário.

Por Agência Alagoas

Comentários