Museu do Futebol prepara exposição em homenagem ao goleiro Moacyr Barbosa Herói do Vasco e goleiro da Seleção Brasileira em 1950, Barbosa completaria 100 anos neste sábado (27/3).

27 mar 2021 - 11:58

Foto: Divulgação

Em celebração ao centenário do goleiro Moacyr Barbosa em 2021, o Museu do Futebol irá realizar, ainda no primeiro semestre, uma exposição temporária que terá Barbosa como grande homenageado. A instituição quer mostrar os vários lados da vida e da carreira do goleiro – muito mais rica e complexa do que o episódio da Copa do Mundo de 1950, que marcou profundamente sua biografia e cujos desdobramentos escancarou como opera o racismo no Brasil.

O projeto conta com uma extensa pesquisa, reunindo entrevistas com biógrafos e especialistas, material de arquivo, conteúdo do Centro de Memória do Vasco e também do acervo pessoal da família, que será digitalizado pelo Museu e posteriormente disponibilizado para o público e pesquisadores. Fotos e objetos pessoais do jogador estarão na mostra, que também terá um vídeo documentário sobre a trajetória do goleiro.

A nova exposição conta parceria do Observatório de Discriminação Racial no Futebol e apoio do SporTV e da EMS. O projeto faz parte do Plano Anual de Atividades do Museu do Futebol 2021, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

Por Assessoria

Comentários