Museu Darras Noya leva atividades especias a partir desta 2ª em Santana

21 set 2019 - 10:18

Interior do Museu Darras Noya (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net / Arquivo)

O Museu Histórico e de Artes Darras Noya, localizado na cidade de Santana do Ipanema, no Médio Sertão de Alagoas, preparou uma programação especial a partir desta segunda-feira (23). O equipamento público integra a 13ª Primavera dos Museus, evento realizado em diversos museus do país.

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), instituição vinculada ao Ministério da Cidadania, o evento prevê a realização de atividades especiais com o objetivo de atrair a atenção e mais público para essas instituições.

Neste ano, 848 museus participam da semana, que se estende até o domingo (29), com 2.657 atrações formatadas especialmente para a temporada, incluindo palestras, oficinas, exposições, workshops, shows e outras atividades.

O tema agora é “Museus por dentro, por dentro dos Museus” e busca envolver o público na aventura de conhecer, preservar e compartilhar suas memórias.

A proposta é permitir que os visitantes conheçam o dia a dia dos museus para além dos espaços de exposição, vendo também outras áreas, como curadoria de obras, preservação de acervo e pesquisas científicas.

Na realidade, a 13ª Primavera busca mostrar ao público a complexidade do conjunto de atividades museais, cujo objetivo último é preservar os bens e fazer com que a interação do público com as informações e memórias expostas seja a mais fluida e clara possível.

Em Santana do Ipanema

De acordo com a Diretoria de Cultura de Santana do Ipanema, responsável pela administração do Museu Darras Noya, para o evento foram preparadas oficinas, palestras, visitações mediadas, apresentações musicais e até um “Chá de Memória”.

Confira abaixo a programação completa:

De 23/09 à 27/09 (Segunda à sábado) – 8h às 17h

VISITAS MEDIADAS: Visitas guiadas aos estudantes da rede pública e privada.

Local: Museu Darras Noya

Dia 23/09 (Segunda-feira) – 8h

OFICINA DE CORDEL: Poeta, cordelista e teatrólogo Silvano Gabriel 

Local: Museu Darras Noya

Dia 24/09 (Terça-feira) – 19h

APRESENTAÇÃO MUSICAL: Prof. Devide Silva

PALESTRA: Tema – “Museu por dentro, por dentro dos Museus”, ministrada pela professora, doutora, consultora em Educação Patrimonial e Patrimônio Imaterial d0 IPHAN em Alagoas, Greciene dos Santos Lopes Maciel.

Local: Câmara Municipal de Vereadores de Santana do Ipanema, situada na Avenida Nossa Senhora de Fátima, nº 160, Monumento.

Dia 27/09 (Sábado) – 19h30

APRESENTAÇÃO MUSICAL: Orquestra Estudantil Maestro Ivaldo Bulhões, Escola Municipal Maria Nepomuceno Marques.

CHÁ DE MEMÓRIAS: 60 Anos do Museu Histórico e de Artes Darras Noya.

Local: Museu Darras Noya

Da Redação com Assessoria IBRAM

Comentários