Municípios terão equipamentos para limpeza de açudes

18 jul 2012 - 18:44

O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, assinou, nesta quarta-feira (18), o contrato para locação de 33 retroescavadeiras, que serão usadas para limpeza de açudes e barragens nos municípios em situação de emergência por conta da estiagem.

“Com a limpeza, que vai começar imediatamente, será possível acumular a água das chuvas que chegam ao Sertão e servir aos animais”, destacou o secretário. Os trabalhos devem durar até 90 dias e vão cumprir uma agenda predefinida pelo Comitê Integrado de Combate à Seca e pelos municípios.

Ao todo, foram investidos na ação mais de R$ 1,4 milhão, oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep). “Inicialmente, serão atendidas as barragens comunitárias. Depois, vamos atender também os açudes dos agricultores familiares incluídos nos programas Alagoas Mais Leite e Alagoas Mais Ovinos”, comentou o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário, Hibernon Cavalcante.

Além dele, a assinatura do contrato foi acompanhada pelo superintendente de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Luciano Barros, e o representante da Defesa Civil Estadual, André Albuquerque.

Bagaço de cana

Municípios sertanejos com decreto de situação de emergência por conta da seca já começaram a receber bagaço de cana-de-açúcar adquirido pelo Governo do Estado. O produto está sendo repassado aos agricultores, que o usam para complementar a alimentação do gado.

A falta de chuvas impede o crescimento das pastagens em 33 municípios de Alagoas, que solicitaram ao governo a aquisição do bagaço no setor canavieiro para socorrer os agricultores familiares. “Para atender a essa solicitação, o governador Teotonio Vilela disponibilizou recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), e a demanda foi avaliada pelo Comitê Integrado de Combate à Seca. Assim, estamos adquirindo 6,6 mil toneladas do bagaço de cana”, frisou o secretário José Marinho Júnior.

Por Assessoria

Comentários