Municípios contarão com sistema de transporte para medicamentos e insumos

05 abr 2013 - 21:41


A ação será iniciada em maio e serão realizadas pela Sesau; objetivo é melhorar logística e acesso da população

 Saude

A partir de maio, os 102 municípios alagoanos passarão a contar com um serviço de entrega de remédios realizado pela Diretoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde (DAF/Sesau). O assunto foi abordado nesta sexta-feira (5), durante o I Encontro de Coordenadores de Farmácia de Alagoas, que aconteceu no Conselho Regional de Farmácia.

Na ocasião, foi explicada a implantação do novo sistema de transporte de medicamentos e insumos, que passarão a ser entregues pela Sesau em cada cidade. De acordo com o diretor de Assistência Farmacêutica do órgão, Fábio Pacheco, a medida pretende melhorar o serviço prestado à população, facilitando o acesso e otimizando a logística.

“Muitos municípios enfrentavam dificuldades para vir pegar esses remédios na sede da DAF, em Maceió, às vezes até mesmo por falta de um carro ou um motorista. Isso onerava os municípios e também trazia problemas para a entrega. Para evitar esses casos, a própria secretaria decidiu passar a entregar esses remédios e insumos, aprimorando o acesso dos pacientes”, disse.

Ele destacou que, para isso, a Sesau adquiriu três caminhões, sendo dois climatizados – mantendo a temperatura entre 15º e 20º C. A distribuição será realizada em dias específicos para cada administração municipal, que deverá ter à disposição um farmacêutico para o recebimento. O calendário, que atende às 10 Regiões de Saúde, já está montado até o fim do ano.

Fábio Pacheco esclarece que o transporte seguirá rotas pré-determinadas, permitindo que todos tenham informações precisas. “Cada município saberá o dia certo de envio e até mesmo a hora em que aqueles medicamentos e insumos chegarão”, explica ele, destacando que a primeira entrega acontece no dia 7 de maio e é destinada à capital alagoana.

Alagoas Tem Pressa

Durante o encontro, o diretor falou sobre o projeto de reestruturação da Assistência Farmacêutica dentro do programa Alagoas Tem Pressa. O objetivo é fortalecer a infraestrutura e a cooperação técnica, implementando o uso racional dos medicamentos e ampliando o acesso da população, tendo como foco a descentralização.

A expectativa é que, com a ação, os 102 municípios alagoanos sejam atendidos com um sistema de logística em gestão farmacêutica até o ano de 2015. Ao todo, o Alagoas Tem Pressa – coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) – possui 26 projetos estruturantes e outros 26 prioritários.

Agência Brasil

Comentários