MS anuncia mais 32 profissionais do Programa Mais Médicos para Alagoas

26 jan 2014 - 22:31


Informação foi divulgada nesta sexta-feira, durante o II Congresso dos Municípios Alagoanos

MaisO Programa Mais Médicos foi tema do II Congresso dos Municípios Alagoanos, encerrado nesta sexta-feira (24), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. O evento, que faz parte da programação da Feira dos Municípios Alagoanos, discutiu sobre a gestão e saúde municipais – eixo este que trouxe temáticas exclusivas para os secretários municipais de saúde, atendendo a demanda dos gestores e suscitando dúvidas.

As expectativas e resultados do Programa Mais Médicos foram apresentados pelo representante do Ministério da Saúde, Felipe Proença. Segundo ele, o programa traz novidades para Alagoas em 2014. “A partir do dia 3 de fevereiro, 31 médicos brasileiros e um intercambista escolherão 28 municípios alagoanos para trabalhar”, informou Felipe Proença, acrescentando que este ano, os municípios de Coité do Noia, Novo Lino, Roteiro, Quebrangulo, Mar Vermelho e Tanque d’Arca recebem médicos do programa pela primeira vez.

“Com esse novo ciclo de profissionais atuando no Estado, 769 mil alagoanos são beneficiados com um total de 223 médicos, somados os programas Mais Médicos e o Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica (Provab)”, esclareceu o representante do Ministério da Saúde, informando que apenas pelo Provab são 60 médicos em 26 municípios.

Mais Médicos em AL

No Brasil, existe uma média de 1,8 médicos para atender cerca de 1.000 brasileiros e 22 estados estão abaixo da média nacional, como é o caso de Alagoas, que apresenta 1,12 médicos para cada 1.000 alagoanos.

“Em Alagoas, 83% das demandas foram atendidas, o que representa as 158 vagas solicitadas e 131 vagas já ocupadas e em atividades em 54 municípios”, pontuou Felipe Proença. O representante do MS explicou ainda que o programa surgiu não apenas como medida de emergência para responder a necessidade dos municípios, mas também para ampliar a formação dos profissionais com uma maior experiência e qualificar essa formação a partir da troca de conhecimento.

Participaram ainda da mesa redonda sobre o Programa Mais Médicos, a coordenadora do programa em Alagoas, Ivana Pitta, e a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde em Alagoas, Normanda Santiago.

QUALIFAR-SUS

A estratégia para o Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS) também foi tema de discussões no congresso. O assunto foi abordado pelo diretor da Assistência Farmacêutica do MS, José Miguel Nascimento; e secretária adjunta de Estado da Saúde, Sylvana Medeiros.

Comentários