MP faz audiência em Santana do Ipanema para ouvir demandas da população

09 abr 2019 - 08:30

MP convoca população para audiência (Foto: Divulgação)

O Ministério Público de Alagoas (MP-AL) está preparando seu plano de atuação para os próximos três anos e para isso decidiu fazer audiências públicas pelo estado a fim de ouvir a população sobre demandas sociais.

Após passar por maceió nesta segunda-feira (8), a equipe do MP-AL faz uma parada em Santana do Ipanema nesta quarta-feira (10) e deve ouvir os moradores de todo o Sertão. Na quinta (11) será a vez de Arapiraca.

Segundo o órgão, as audiências têm o objetivo de subsidiar e dar legitimidade ao plano geral de atuação 2020/2022. A ação também é uma orientação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

“O plano geral de atuação é um recorte do plano estratégico institucional 2011-2022. Ou seja, nós vamos usar parte das prioridades já traçadas anteriormente e concentrar ações nesse sentindo. É por isso que a participação popular é tão importante, porque vamos ouvir as pessoas e saber delas, dentro daquilo que foi planejado, o que elas consideram mais essencial”, explicou Alfredo Gaspar de Mendonça, procurador-geral de justiça.

Como se dará

A audiência em Santana acontecerá entre as 9h e 13h no Fórum Desembargador Hélio Cabral de Vasconcelos, situado às margens da BR 316. Serão apresentadas à população as prioridades preestabelecidas pelos membros do Comitê de Gestão Estratégica.

Tal comitê é dividido por áreas e seus integrantes determinaram os temas que consideram mais fundamentais e que precisam da presença mais forte do MP. No entanto, essa avaliação feita por eles necessitará do aval dos cidadãos alagoanos.

“Explicaremos sobre os objetivos estratégicos do nosso plano estratégico. Depois disso, a população será convidada a colocar num papel quais prioridades entende que MP deve adotar e, na sequência, colocar seu voto numa urna”, detalhou a promotora de justiça Stella Cavalcante, coordenadora da Assessoria de Planejamento Estratégico.

Pesquisa

Também faz parte dessa coleta de informações uma pesquisa que será disponibilizada no site e nas redes sociais do MPE/AL. Da mesma forma, o cidadão vai poder contribuir, opinando a respeito das prioridades.

O resultado das audiências públicas e dessa consulta no portal e nas redes do Ministério Público formará o plano geral de atuação para o triênio de 2020-2022. A expectativa é esse PGA seja publicado ainda no primeiro semestre deste ano, tendo sua execução inciada já de imediato.

Da Redação com Assessoria MP-AL

Comentários