MP-AL instala Conselhos de Seguranças em sete cidades do Sertão

25 out 2018 - 07:41


MP esteve em sete cidades dando posse aos conselheiros (Foto: Assessoria MP-AL)

Mais sete cidades alagoanas já têm seus Conselhos Municipais de Segurança Pública (Conseg). Nessa terça-feira (23), o Ministério Público de Alagoas (MP-AL) instalou os colegiados e deu posse aos conselheiros em Batalha, Jacaré dos Homens, Belo Monte, Major Izidoro, Jaramataia, Santana do Ipanema e Olivença.

A ideia da instituição ministerial é que o cidadão tenha ao seu alcance uma ferramenta participativa que aponte diretrizes e soluções para a diminuição dos índices de violência e contribua na melhoria da qualidade de vida da população.

O procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, destacou a importância dos Conselhos Municipais de Segurança Pública que funcionarão como um catalisador para mudança de realidade de muitos municípios no interior.

“Esses Conselhos são um marco de um MP pró-ativo e inovador. Uma instituição que continua com seu papel de fiscalizador, mas que também busca junto ao gestor público e a população, soluções para as demandas e problemas enfrentados”, argumentou ele.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop), promotor de justiça José Antônio Malta Marques, também falou sobre a necessidade da implantação dos conselhos.

“Queremos esses colegiados em todos os municípios de Alagoas. É preciso entender que os conselhos podem funcionar de forma preventiva, quando planejam e apontam diretrizes, fiscalizando. E isso pode acontecer de diversas formas, apontando lugares onde há falta de iluminação pública, uma escola sem funcionar ou mesmo uma comunidade carente que precise de atenção por parte do poder público”, disse.

O promotor de justiça e coordenador do núcleo de Combate à Criminalidade do MPE/AL, Givaldo Lessa, também acompanhou as solenidades e se dirigiu aos conselheiros alertando para que eles tenham uma atuação ativa nos colegiados.

“Esse cargo é mais que um título, é mais do que uma ida para algumas reuniões. É preciso uma responsabilidade objetiva de quem o ocupa. É necessário buscar informações, levá-las aos colegas do Conseg e apontar as diretrizes de como elas devem ser solucionadas”, alertou.

Batalha

Em Batalha, solenidade serviu para instalação do Conselho daquele município e também das cidades de Jacaré dos Homens e Belo Monte. A reunião ainda teve a presença do promotor Marcus Vinícius Batista Rodrigues Junior, que salientou a importância do Conseg para a melhoria da qualidade de vida nos municípios sertanejos.

“Os conselhos são a oportunidade para que a população mostre quais são suas reais necessidades. Os moradores precisam ajudar a dizer o que é preciso fazer para a diminuição dos índices de violência”, esclareceu o promotor que também atua na cidade de Jacaré dos Homens.

Major Izidoro

No município de Major Izidoro, a cerimônia deu posse aos conselheiros dessa própria cidade e de Jaramataia. O promotor de justiça de Major, Guilherme Diamantaras, prestigiou o evento e disse que o cidadão precisa participar da política pública voltada para as questões envolvendo segurança pública.

“Esse é um direito constitucional do cidadão e uma dever dos poderes constituídos. Esse é um fato indiscutível. Mas esse mesmo cidadão tem que participar da construção dessa política pública, afinal, ela também é de sua responsabilidade”, declarou Diamantaras.

Santana do Ipanema

“Os conselhos de segurança significam representatividade, planejamento e responsabilidade. São eles que vão nortear algumas das ações das instituições que trabalham nessa área. E, para que isso realmente aconteça, é preciso trabalhar com eficiência e solidez”.

Essa foi a declaração do promotor de justiça Luiz Tenório, durante a solenidade que deu posse aos conselheiros dos Consegs de Santana do Ipanema, onde foi realizada a reunião de trabalho e Olivença. O membro do MP é titular da 3ª Promotoria de Justiça de Santana.

Por Assessoria MP-AL com edição da Redação

Comentários