Movimento de Cursilhos de Cristandade completa 10 anos em Santana do Ipanema

20 Maio 2018 - 14:12

Um dos Cursílhios de Santana (Foto: Sérgio Campos / Alagoas na Net/ Arquivo)

O Cursilho de Cristandade de Santana do Ipanema completa 10 anos de implantação em 2018 e para celebrar a data, a Paróquia de São Cristóvão preparou uma programação especial de palestras e celebrações, que tem início nesta segunda (21) e vai até o próximo sábado (26).

As palestras tem entre os convidados o motivador para a primeira turma, o Padre José Neto de França, outra pessoa que ajudou a vinda do Movimento à Santana, o Monsenhor Josevel Mendes da Silva e o Pároco atual da Igreja, Padre Clejean Melo da Silva.

Haverá também um curso com o Assessor Eclesiástico do MCC Nacional o Padre Xico. Para esse dia será necessário fazer a inscrição.

O que é o Movimento?

O Movimento de Cursilhos de Cristandade é uma ação eclesial de evangelização cristã, surgido na Igreja Católica Apostólica Romana, no seio da Ação Católica Espanhola do início do século XX. Nos dias atuais, o movimento foi adaptado e se expandiu para outras denominações, sendo realizado também por diversas igrejas de confissão protestante, no mundo todo.

Como surgiu em Santana?

O Cursilho em Santana surgiu da iniciativa do Padre José Neto, que era Pároco da Matriz de São Cristóvão no ano de 2008. Naquela data ele convidou 11 pessoas para formação de uma base, indo ao XVI Cursilho na cidade de Batalha.

Alguns dos Irmãos participantes desse grupo foram Vonildo Zeferino, o popular “Cabeçinha”, sua esposa Maria Célia, dentre outros. Esses integrantes até hoje participam do Movimento e das ações que a Igreja promove atualmente.

Após a participação desses santanenses, e observando a disposição de outros moradores em também fazer parte do Movimento, padre José Neto teve ajuda do Monsenhor Josevel e em novembro daquele ano marcaram o primeiro Cursilho já em Santana do Ipanema para fevereiro de 2009.

Até o presente momento já foram feitos 10 Cursilhos em Santana do Ipanema, com a participação de irmãos de várias cidades vizinhas.

PROGRAMAÇÃO DE PALESTRAS

Segunda-feira (21)

Padre Clejean Melo – Tema: Histórico do Movimento

Padre José Neto – Tema: Missão do Cristão Cursilhista

Terça-feira (22)

Monsenhor Josevel – Tema: Espiritualidade

Quarta-feira (23)

Padre Clejean Melo – Tema: Escola Eucarística

Quinta-feira (24)

Padre Xico (Assessor Eclesiástico Nacional do MCC) – Tema: Espiritualidade, Carisma e Cristão leigos

Sexta-feira (25)

Padre Xico (Assessor Eclesiástico Nacional do MCC) – Tema: Espiritualidade, Carisma e Cristão leigos

Sábado (26)

Padre Clejean Melo – Celebração Eucarística em Ação de Graças pelos 10 anos do Cursílho em Santana

Por Lucas Malta / Da Redação

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.