Mostra do Dia Internacional da Animação acontece nesta 2ª em Arapiraca

27 out 2019 - 04:00

Foto: Divulgação

Em 2019, o Dia Internacional da Animação (DIA) completa 16 anos. Em alusão a essa data, a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) realiza em vários locais do país, na próxima segunda (28/10), a Mostra Oficial do DIA, composta por curtas-metragens de animação nacionais e estrangeiros. Com o apoio do Sesc, o evento acontece no Teatro Hermeto Pascoal, em Arapiraca, às 19h30. A entrada é gratuita.

A programação é composta por duas sessões de 1h de duração, nacional e internacional, que contam com recursos de acessibilidade. Apesar de serem animações, nem todas são voltadas para o público infantil. A organização recomenda ao público que consulte a classificação indicativa das obras. Segue a programação completa.

PROGRAMAÇÃO

MOSTRA NACIONAL

Boi Aruá

Filme histórico

Direção: Chico Liberato
Técnica: 2D
Duração do Trecho: 1min20seg
Ano: 1984
Sinopse: Inspirada no imaginário nordestino, a animação conta a história de um fazendeiro arrogante e egoísta que fica obcecado com a figura misteriosa de um enorme boi negro que, além de zombar dele, parece desafiá-lo. Inúmeras vezes, o fazendeiro tenta capturá-lo, mas falha, fazendo com que se sinta cada vez mais humilhado.

Almofada de Penas

Direção: Joseph Specker Nys

Técnica: Stop Motion / Puppets
Duração: 12min17seg
Ano: 2018
Sinopse: Logo após sua lua de mel, Alicia contrai uma doença inexplicável, enquanto seu marido Jordão presencia tudo de modo indiferente. Algo oculto a está enlouquecendo. A doença faz a jovem mulher mesclar a realidade com alucinações monstruosas.

Linha

Direção: Francisco Lira

Técnica: Tradigital (Com uso de rotoscopia)
Duração: 3min12seg
Ano: 2018
Sinopse: Dois homens de uma mesma comunidade saem para trabalhar e suas vidas se cruzam de uma forma inesperada.

Yari

Direção: Breno Rohr

Técnica: 2D tradicional/digital
Duração: 3min56seg
Ano: 2018
Sinopse: Após uma emboscada, a guerreira Yari lamenta seu fracasso na proteção de sua amiga. Um espírito maligno aparece para roubar o que sobrou da batalha, e Yari terá que lutar mais uma vez.

Poética de Barro

Direção: Giuliana Danza

Técnica: Stop Motion
Duração: 6min12seg
Ano: 2019
Sinopse: O curta-metragem Poética de Barro, animado em stop motion com argilas do Vale das Viúvas de Maridos Vivos (Jequitinhonha), baseado no trabalho de ceramistas mineiras e com trilha original composta por instrumentos de cerâmica, retrata a saga de uma pequena criatura, que precisa sobreviver às vicissitudes da vida. Se todas as barreiras serão transpostas, apenas assistindo para descobrir.

Contos Incontados: Cinderela

Direção: Fernando Ferreira Garróz

Técnica: 2D
Duração: 1min25seg
Ano: 2015
Sinopse: A história da Cinderela numa versão não contada. Vinhetinha animada voltada para crianças e público em geral.

Vai Ver

Direção: Diego Souza

Técnica: Digital
Duração: 3min58seg
Ano: 2018
Sinopse: Longe de casa, um homem decide voltar e se fazer presente. Diego Souza

Sangro

Direção: Tiago Minamisawa, Bruno H Castro e Guto BR (codireção)

Técnica: 2D tradicional, 2D digital, Stop Motion
Duração: 7min e 15seg
Ano: 2019
Sinopse: Inspirado em uma história real, “Sangro” é a confissão íntima de uma pessoa que vive com HIV. Turbilhão de sentimentos. As primeiras sensações. Um filme em animação que busca desmistificar questões que sobrevivem até hoje no imaginário social em relação ao vírus.

Apneia

Direção: Carol Sakura & Walkir Fernandes

Técnica: Stop Motion / Puppets
Duração: 12min17seg
Ano: 2018
Sinopse: Muriel não sabia nadar, tinha tanto medo. Um medo que ecoava a distância de sua mãe e trazia à tona os pavores e monstros da infância. Mergulhada em si mesma, ela busca agora a voz e o ar que sempre lhe faltou como menina e mulher.

MOSTRA INTERNACIONAL

Invasion Verde

Direção: Gonzalo Rimoldi
Técnica: 2D
Duração: 12min05seg
Ano: 2018
País: Argentina
Sinopse: Um fazendeiro enfrenta os resultados abomináveis do abuso de agroquímicos em seus vegetais e a intervenção de grandes forças. A Invasão Verde, curta-metragem de ficção científica com importante carga ambiental, mostra, em tom bem-humorado, os perigos do uso de agroquímicos. É uma escalada delirante de piadas, com frutas e legumes gigantes que dominam o mundo, tudo isso narrado com dinamismo impecável, que faz voar seu voo de 13 minutos.

The boy who wanted to be a lion

Direção: Alois Di Leo

Técnica: Colour Dolby Digital Hand drawn animation 16:9 2:35 Mask
Duração: 8min25seg
Ano: 2010
País: Reino Unido
Sinopse: Max é um garoto surdo de sete anos crescendo em 1960. Um dia num passeio da escola eles vão para o zoológico onde ele vê um leão pela primeira vez. Um sentimento começa a crecer dentro dele que mudará a sua vida para sempre.

Ahi viene el avioncito

Direção: Nicolás G. Sole a.k.a. PIGRO

Técnica: animação 2d tradicional digital
Duração: 03min45seg
Ano: 2017
País: Argentina
Sinopse: A avó brinca de aviãozinho na tentativa de fazer com que seu neto coma. Enquanto a criança está envolvida na fantasia, a brincadeira não tem sucesso e acaba tendo consequências inesperadas para os passageiros do avião imaginário.

Funeral

Direção: Alejandro Bonilla Rojas

Técnica: 3D
Duração: 6min24seg
Ano: 2014
País: Costa Rica
Sinopse: Este falso documentário animado apresenta a vida de Billy, Afro e Duck, três jovens que passam seu tempo livre observando acidentes de carro.

Padre

Direção: Santiago ‘Bou’ Grasso

Técnica: Stop Motion
Duração: 11min50seg
Ano: 2013
País: Argentina
Sinopse: Todos os dias a filha de um militar idoso cuida de acamado pai. A ditadura chegou a um fim na Argentina, mas não na vida dessa mulher.

SERVIÇO

Mostra Oficial do Dia Internacional da Animação

Teatro Hermeto Pascoal (Sesc Arapiraca)

Dia 28/10/2019

19h30

Classificação Indicativa: 14 anos

Informações: 3482-2400

Comentários