Morre aos 75 anos jornalista alagoano José Marques de Melo

20 jun 2018 - 21:18


Foto: Divulgação

Morreu na tarde desta quarta-feira, 20, aos 75 anos, o jornalista alagoano José Marques de Melo, um dos principais pesquisadores na área de comunicação do país. Melo sofreu um infarto fulminante, em sua residência, em São Paulo.

O sepultamento do professor e jornalista está marcado para esta quinta-feira, 21, às 11h, no cemitério do Morumbi, em São Paulo.

Natural de Palmeira dos Índios, no Agreste de Alagoas, o jornalista era professor Emérito da Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP), onde também foi diretor e integrou o corpo docente fundador da unidade.

Melo se formou em Jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco, em 1964. Também era bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduado em Ciências da Informação Coletiva, pelo Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina, no Equador.

Iniciou a carreira acadêmica em 1966, como assistente do professor Luiz Beltrão, no Instituto de Ciências da Informação da Universidade Católica de Pernambuco. Em 1973, defendeu o doutorado em Ciências da Comunicação na ECA e se tornou o primeiro doutor em jornalismo no Brasil. Na ECA também obteve o título de livre-docente e foi professor titular.

Em sua ampla e bem sucedida carreira, Melo trabalhou em jornais como Gazeta de Alagoas, Jornal de Alagoas, Jornal do Commercio, Última Hora, A Gazeta, O São Paulo, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Correio Braziliense e Zero Hora.

Marques de Melo é um dos grandes nomes da pesquisa do jornalismo na América Latina. Foram 173 livros publicados, organizados ou editados por ele, como Teoria do jornalismo: Identidades Brasileiras, Mídia e Cultura Popular – História, taxionomia e metodologia da Folkcomunicação, Televisão Brasileira, Os Caminhos Cruzados da Comunicação e Gêneros Jornalísticos no Brasil. Muitos deles se tornaram clássicos e referências obrigatórias no estudo da comunicação no País.

Em 2017, o jornalista foi homenageado em Alagoas com a criação do Prêmio de Jornalismo Cientifico José Marques de Melo, cuja primeira edição premiou diversos profissionais da área no estado.

Do CadaMinuto com Portal Intercom

Comentários