Médico Avelar Alécio lança livro “Santana: vivendo e contando histórias” Obra literária é a terceira lançada pelo pediatra santanense.

25 set 2017 - 20:28

Avelar Alécio lançou obra no último sábado (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

O médico santanense Avelar Alécio lançou no ultimo sábado (23), na Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema, seu terceiro livro, “Santana: vivendo e contado histórias”. A obra trata-se de uma coletânea de crônicas que contam passagens da vida do autor, desde sua infância até sua vida adulta.

A cerimônia que apresentou o mais novo trabalho de Avelar lotou a Casa Tácio Chagas Duarte. Lá o escritor recebeu integrantes da Academia Santanense de Letras (da qual também faz parte), autoridades políticas e de outras instituições públicas, familiares, amigos e admiradores do seu trabalho.

Coube a estudante de jornalismo da Ufal, a santanense Isis Regina de Araujo Malta fazer a apresentação formal da obra. A graduanda, inclusive, foi a responsável pela apresentação escrita que parece impressa ao lado da capa do livro.

Isis destacou cada capitulo, mostrando o cuidado de Avelar em dialogar com o passado e o presente. “Ele deixa pra mim e a minha geração um gostinho de saudade de uma época jamais vivida, fazendo um importante registro histórico (…) Na segunda parte do livro entra em cena o médico Avelar, defensor incasável da saúde pública”, frisou a jornalista.

Homenagens

Junto ao lançamento, o evento também homenageou pessoas e instituições importantes para o autor. As professoras Maria de Lourdes Vanderlei [do ABC], Ana Carvalho e Araci Carvalho (do fundamental), bem como representantes da Escola Estadual Ormindo Barros e do Colégio Cenecista Santana receberam edições especiais da obra.

Num discurso de mais de meia hora, o médico pediatra fez questão de nominar várias pessoas, dentre elas as docentes homenageadas. A ênfase dada pelo autor não foi à toa, pois em seu livro ele dedica várias linhas para falar da importância que teve a formação educacional em sua vida.

“Aqui [em Santana do Ipanema] eu me alfabetizei, a minha escola primária tinha o perfume do amor, da dedicação, o compromisso dos seus professores. Isso tudo até hoje eu tenho guardado do lado esquerdo do peito, juntinho do coração. Essa escola é o querido GEOBA, hoje Escola Estadual Ormindo Barros”, disse o médico.

Além da escola pública, Avelar também lembrou do tempo em que passou pelo Colégio Cenecista Santana. “Foi o estudo nesta instituição que me preparou para enfrentar o curso de medicina na Faculdade em Maceió”, ressaltou o sertanejo.

Ao final da fala o médico se preparou para autografar os livros adquiridos pelos presentes. Uma fila enorme esperou ansiosa pela assinatura e um registro fotográfico com o autor. O site Alagoas na Net preparou uma galeria de fotos do evento. Veja abaixo:

lancamento_livro_avelar (1)

Picture 1 of 35

Por Lucas Malta / Da Redação

Comentários