Mais de 190 jovens serão capacitados no Espaço 4.0 de Palmeira dos Índios Instalações do programa estão no Campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) no município.

21 nov 2021 - 12:08

Vista aérea de Palmeira dos Índios (Foto: Lucianna Araújo / Assessoria)

Para qualificar mais de 190 jovens de 15 a 29 anos, por meio do acesso a recursos tecnológicos e ampliação das perspectivas de ingresso no mercado de trabalho, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) inaugurou o Espaço 4.0 no Campus de Palmeira dos Índios (AL) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A solenidade ocorreu sexta-feira (19), com a participação da titular da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ/MMFDH), Emilly Coelho.

Desenvolvido pela SNJ/MMFDH, o Programa Espaço 4.0 oferece cursos de desenho 2D e impressão 3D, internet das coisas, robótica educacional, desenvolvimento de aplicativos Android, montagem e manutenção de computadores e introdução à programação web.

A titular da SNJ, Emilly Coelho, lembrou que a tecnologia tem crescido como profissão e pode garantir aos jovens um acesso ao mercado de trabalho. “Sou entusiasta da educação, não há outra forma de mudar a sociedade. O mercado de tecnologia tem crescido e ninguém melhor para esse mercado do que nós jovens”, ressaltou.

O reitor do Campus de Palmeira dos Índios do Ifal, Roberto Fernandes, falou da importância do programa. “Essa inauguração certamente muda a vida de muitos dos nossos jovens, não só da nossa cidade, mas de toda a região. Esse é o nosso compromisso feito a muitas mãos, desde os nossos servidores e professores até os nossos colaboradores terceirizados”, disse.

Estrutura

Em Palmeira dos Índios (AL), o laboratório está equipado com impressoras 3D, tablets, computadores, kits de internet das coisas e robótica educacional, além de drones e outros equipamentos. As formações têm carga horária de 20 e 40h.

Histórico

Neste ano, além do município alagoano, também foi inaugurado um Espaço 4.0 em Mucajaí (PR).

Por Assessoria / Ministério da Mulher

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.