Maceió: Obras de artesãs sertanejas são retratadas em exposição fotográfica

08 jan 2019 - 09:00


As imagens trazem detalhes do artesanato alagoano, como os ofícios da palha, a renda singeleza, bordado boa noite, bilro e filé (Foto: Karla Calheiros / Agência Alagoas)

Em cartaz até o próximo dia 17 no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), a exposição “Entre Tramas”, da artista Karla Calheiros, traz um acervo de imagens de artesãs alagoanas dos municípios de Água Branca, Piranhas, Marechal Deodoro e do bairro do Pontal da Barra.

Idealizada pela artista desde o ano de 2016, Karla optou por retratar as artesãs detentoras do saber que mantém viva a tradição do artesanato alagoano, como os ofícios da palha, a renda singeleza, bordado boa noite, bilro e filé. “A exposição pretende, através da fotografia, sensibilizar os visitantes para valorizar o trabalho manual das artesãs alagoanas, tendo em vista que a cultura atua diretamente no desenvolvimento de uma nação”, conta a artista.

Além de mostrar detalhes dos trabalhos das artesãs, a mostra traz uma ainda uma sensação de identidade com lugares. “Relacionar a cultura ao território significa reconhecer os vínculos e pertencimento, além de valorar as práticas compartilhadas e os fluxos de trocas que estão relacionados com o um saber que é transmitido de geração a geração”, explica.

A exposição segue aberta ao público até o dia 17 de janeiro e possui entrada franca. O Misa fica localizado na Rua Sá e Albuquerque, 275 – Jaraguá, com horário de funcionamento de segunda à sexta-feira de 9h às 17h.

Por Júlya Rocha / Agência Alagoas

Comentários