Maceió: Alunas do Centro de Belas Artes de Alagoas são convidadas para workshop As oficinas são ministradas por duas bailarinas que estudaram na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

João Brito / Ascom Secult

05 jul 2023 - 10:28


Foto: Ascom / Secult

Estudantes do curso de Ballet do Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte), equipamento da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), foram convidadas por Luana Lins, primeira bailarina alagoana formada na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, para participarem da 3ª edição do workshop de dança que ocorreu na sala do anexo do Teatro Deodoro, Centro.

As oficinas foram ministradas pelas bailarinas Luana Lins, Jaqueline Brizolara e pelo dançarino Airton Robert. As professoras Luana e Jaqueline possuem formação na Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, considerada uma das melhores escolas de ballet do mundo. Os participantes tiveram aulas de jazz, ballet clássico e danças urbanas, além de conhecerem sobre montagem coreográfica.

Melissa Ferreira frequenta as aulas de ballet no Cenarte e foi uma das convidadas para o workshop de dança. Há cinco anos Melissa trabalha como professora de ballet para crianças de até 10 anos. Desde a infância ela sempre teve o sonho de ser bailarina, mas por questões financeiras acabou adiando esse sonho.

Para ela, ter aulas com a Luana é uma felicidade enorme. “Luana é um talento alagoano e desde que ela começou a realizar os workshops que tenho vontade de aprender com ela. Então, para mim é um prazer poder ser aluna dela e por meio disso crescer como bailarina e professora também. Hoje estar no Cenarte me dá a oportunidade de permanecer vivendo esse sonho”, disse a bailarina.

Stephanie Oliveira é professora de Biologia e frequenta as aulas de ballet no Cenarte. Ela também recebeu o convite para frequentar as oficinas de dança e comentou que se sentiu lisonjeada ao ser convidada para participar do workshop.

“Foi no Cenarte que eu descobri o meu gosto pela dança, nunca me identifiquei com nenhum tipo de dança. No ballet sempre me senti forte em relação a testar meu corpo. Tem sido muito proveitoso participar do workshop e poder aprender com os ensinamentos das professoras, desde pequenos detalhes, como o porquê da cor das roupas, a prática dos passos. A experiência é única”, comentou Stephanie.

Além disso, as alunas participaram na noite desta terça-feira (04), do espetáculo “Uma noite em New York”, evento idealizado por Luana Lins e coreografado por Luana Lins, Jaqueline Brizolara e Airton Robert.

A idealizadora do workshop, Luana Lins, falou sobre a sensação de trazer mais uma edição do workshop para Maceió e presentear os alagoanos com um espetáculo inspirado nos grandes musicais da Broadway. “O espetáculo está lindo e estou muito feliz com o resultado desse trabalho, acredito que o público de Maceió irá se surpreender com o resultado”, disse a bailarina.

A ideia do espetáculo surgiu de uma forma inesperada. Luana recebeu uma bolsa para estudar na Broadway Dance Center e não pôde ir. Porém, isso ocasionou na ideia de proporcionar aos alagoanos a experiência de assistir uma apresentação inspirada nos musicais de Nova Iorque.

“A sensação de ser uma inspiração profissional para tantos jovens é de muita gratidão. Pois olho para toda a minha trajetória árdua e vejo que valeu a pena toda a dedicação. Foi na dança que eu me encontrei e me sinto realizada.  Com o meu processo para me tornar uma bailarina profissional aprendi a viver, me superar, criar as minhas oportunidades. Dediquem-se ao máximo, acreditem no potencial de vocês e mirem longe, sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho”, complementou a professora Luana Lins.

Comentários