Lançado em AL, livro conta história da estrada de ferro de Paulo Afonso

28 nov 2012 - 08:08


Mais um passo para o resgate da memória cultural alagoana e nordestina está prestes a ser dado na próxima quarta-feira (28). O Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL) e o Gabinete Civil do Estado lançam a publicação “A Estrada de Ferro de Paulo Afonso: Fotografia e História”, mais uma obra advinda de um convênio firmado entre as duas instituições há quatro anos. A cerimônia ocorrerá na sede do IHGAL, às 15h.

“A Estrada de Ferro de Paulo Afonso: Fotografia e História” resgata a verdadeira saga dos brasileiros empenhados em abrir caminhos no sertão, como comenta Álvaro Machado, secretário-chefe do Gabinete Civil, que assina a apresentação da obra.

São cerca de 160 notas bibliográficas e 90 fotografias, resultado de uma coleta de dados realizada pelo pesquisador Davi Roberto Bandeira da Silva, da Universidade Federal Fluminense (UFF), desde 2010. Diversos acervos do Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Alagoas foram parceiros e fontes de consulta, destacando-se, deste último estado, o Arquivo Público de Alagoas (APA), a Fundação Casa do Penedo e o próprio IHGAL.

O livro, que se divide em quatro capítulos, traz, primeiramente, o contexto-cenário da construção da ferrovia de Paulo Afonso, que almejou, há quase 50 anos, interligar o alto e o baixo São Francisco. Nos capítulos que se seguem, são descritas as glórias e as derrotas que compuseram esta história. O autor encerra a obra com um capítulo inteiramente dedicado à narrativa pela fotografia.

Álvaro Machado classificou a narrativa como a descrição de um sonho de acabar com a estagnação econômica que caracterizava o entorno do Velho Chico, envolvendo os estados de Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco. “Os fatos registrados nestas páginas nos transportam a um período em que diferentes atores sociais – políticos e técnicos – empenharam-se na construção de um sonho”, opinou.

Alguns frutos da parceria

As edições anteriores do convênio propiciaram diversas publicações. Em abril deste ano, foi lançado o primeiro volume do livro Atos Governamentais Anteriores à Criação do Diário Oficial do Estado de Alagoas em 1912. Houve também o lançamento de obras como o Catálogo de Documentos do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, da Memória das Alagoas e da Revista IHGAL de nº 47, no ano de 2009; e também Viagens de José Bento da Cunha Figueiredo Junior à Província das Alagoas e a Revista IHGAL de nº 48, em 2010.

Todos os títulos publicados estão à disposição da população para pesquisa na sede do Instituto, que fica na Rua João Pessoa, no Centro de Maceió.

Por Ascom Gabinete Civil

Comentários