Josicleide Moura toma posse como secretária da Educação

04 set 2013 - 09:09


Teotonio Vilela destacou experiência da nova titular e a colaboração dos gestores anteriores na reestruturação da pasta

O governador do Estado de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, empossou, na manhã desta terça-feira (03), a nova secretária de Estado da Educação e do Esporte, Josicleide Maria Pereira de Moura. A solenidade foi realizada no salão Aquatune, do Palácio dos Palmares. Estiveram presentes à cerimônia o senador da República Benedito de Lira, os deputados estaduais Dudu Hollanda e Ronaldo Medeiros e o presidente da Câmara de Maceió, vereador Chico Filho.

“A secretária Josicleide vem mostrando seriedade e dignidade em suas atribuições e, pela experiência que tem, já demonstra disposição e entrega total para assumir o cargo. A Educação em Alagoas necessita de um grande exército trabalhando a seu favor”, declarou o governador, ao empossar a ex-secretária adjunta para o cargo de titular da pasta

Vilela ainda relembrou o trabalho desenvolvido pelo antigos gestores da Secretaria que, no decorrer dos últimos anos, trabalharam na reestruturação da pasta.“Os antigos secretários, entre outras ações, implantaram novas políticas pedagógicas, recuperaram as estruturas físicas e modernizaram as unidades da rede, implantaram a internet sem fio nas escolas e contribuíram para a aquisição de aparelhos tablet”, listou o governador.

Teotonio também destacou os desafios que a pasta deverá enfrentar. “Ainda precisamos resgatar nossos indicadores educacionais. O trabalho é intenso e os avanços já podem ser percebidos”, complementou.

Planos- A nova secretária da Educação, Josicleide Moura, relembrou o início de sua carreira como professora da rede estadual e falou sobre a sensação de estar à frente de um cargo que impõe muito comprometimento.

“Assumo este compromisso com muita responsabilidade, abraçando com muita emoção mais essa etapa em minha vida. Vou continuar cumprindo minha missão diante dos desafios dessa Secretaria, primando pela valorização e formação do professor, pois é ele que enfrenta o dia a dia e a rotina de sala de aula”, destacou.

A secretária falou de suas expectativas em relação ao futuro da pasta. “Temos, hoje a possibilidade de uma mudança radical no conteúdo da política educacional. Incorporar os indicadores resultantes dos processos de avaliação da aprendizagem em todas as políticas e normas educacionais é o caminho mais curto e efeito para colocar a aprendizagem no foco central do funcionamento da escola”, concluiu.

O senador Benedito de Lira também reforçou o apoio incondicional às ações da Educação em Brasília. “Na mesma semana em que recebi a notícia da nomeação de Josicleide, agendei prontamente uma reunião com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante e os técnicos FNDE. Durante esse encontro, reafirmamos a necessidade de voltar ainda mais os olhos para a Educação em Alagoas”, contou.

Trajetória – Graduada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com pós-graduação em Formação de Professores de Educação Infantil e Ensino Médio, Josicleide Moura atua há mais de 20 anos na educação, tendo lecionado em escolas das redes municipal e estadual.

Na Secretaria de Educação de Maceió, ocupou os cargos de chefe de Gabinete, coordenadora de Planejamento e Orçamento Estratégico e coordenadora de Planejamento Estratégico. Em 2011, assumiu a Chefia de Gabinete da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e, posteriormente, foi nomeada secretária adjunta da pasta, sendo também designada gestora do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Posse no Linda Mascarenhas – Após ser empossada pelo governador Teotonio Vilela Filho, a secretária Josicleide Moura também participou de outra solenidade de posse junto com os servidores da pasta.

Por Agência Alagoas

Comentários