Sobre Sérgio Campos

Sérgio Soares de Campos, nasceu em 11 de novembro de 1961, em Santana do Ipanema, Alagoas. Possui crônicas publicadas em sites e livros como: À Sombra do Umbuzeiro e À Sombra do Juazeiro. É membro idealizador e cofundador da Associação Guardiões do Rio Ipanema (Agripa). Criou o projeto musical Canteiro da Cultura, lançado dia 14 de dezembro de 2019.


JN não divulga Ibope e imprensa santanense segue o mesmo conveniente

26 outubro 2013


Sem título

Montagem Blog do Sérgio Campos (Fotos: divulgação)

Os principais sites de esquerda do Brasil criticaram a ação, digo, a falta dela, em relação ao telejornal mais famoso do País, o Jornal Nacional, em relação a não divulgação da pesquisa Ibope, divulgada nesta quinta-feira (24) em que mostra a vitória da presidenta Dilma Rosseff em todos os cenários para corrida presidencial do ano que vem.

De acordo com o Pragmatismo Político e o portal Brasil247, a direção de jornalismo da Globo teria chegado a conclusão de que essa notícia não merecia nem 30 segundos no JN.

No entanto os analistas políticos da toda poderosa Organizações Globo, acharam por bem colocar em pauta o assunto no Globonwes, onde o público é bem mais restrito.

A pergunta que ficou no ar, e os petistas jamais vão querer saber na prática, á: teria sido assim se, em vez de vencer em primeiro turno, Dilma caísse na pesquisa?

Cá entre nós

Em nossa pequena, porém não mais pacata cidade do sertão de Alagoas, Santana do Ipanema, esse tipo de atitude por parte de alguns órgãos da imprensa não é nada novo.

Os noticiários por aqui são veiculados muitas vezes de acordo com as conveniências dos “donos” das emissoras  de rádios (lembrando que rádio e televisão, comunitárias ou comerciais, são concessões públicas).

Se tal notícia interessa ao patrão o destaque merece horas de enchimento de saco, mas do contrário o silêncio é a regra. Os casos não são poucos.

Abaixo, a notícia divulgada nesta quinta-feira em Pragmatismo Político:

Novo Ibope – Dilma vence em todos os cenários

A presidente Dilma Rousseff ganharia as eleições do dia 5 de outubro de 2014 com folga no primeiro turno contra qualquer rival em caso de aspirar a sua reeleição, segundo pesquisa de intenções de voto realizada pelo Ibope e divulgada nesta quinta-feira. Dilma receberia entre 39% e 41% dos votos, mais do que a soma das preferências pelos adversários.

Esta é a primeira pesquisa realizada pelo Ibope desde que a ex-senadora e ex-ministra Marina Silva anunciou sua filiação ao PSB. A legenda ainda não decidiu se lançará Marina ou seu presidente, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Segundo a pesquisa, Campos receberia 10% dos votos, enquanto Marina Silva, terceira candidata mais votada nas eleições presidenciais de 2010, ficaria 21% dos votos.

O senador Aécio Neves, candidato quase certo do PSDB, a maior força da oposição, receberia entre 13% e 14% dos votos.

Em qualquer caso, Dilma derrotaria qualquer adversário em um hipotético segundo turno. A atual presidente seria reeleita com margens de entre 42% e 47% dos votos, e a rival melhor posicionada seria Marina Silva, que seria a favorita de 29% dos eleitores em um hipotético segundo turno.

A pesquisa tem uma margem de erro de dois pontos percentuais e foi feita entre os dias 17 e 21 de outubro, com perguntas a 2.002 eleitores em 143 municípios de todo o País.

Cenário A:

Dilma Rousseff 41%

Aécio Neves 14%

Eduardo Campos 10%

Dilma 41% – Adversários 24%

Cenário B

Dilma Rousseff 39%

Marina Silva 21%

Aécio Neves 13%

Dilma 39% – Adversários 34%

Cenário C

Dilma Rousseff 40%

José Serra 18%

Eduardo Campos 10%

Dilma 40% – Adversários 28%

Cenário D

Dilma Rousseff 39%

Marina Silva 21%

José Serra 16%

Dilma 39% – Adversários 37%

 Blog do Sérgio Campos

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.