Jeal conclui disputa das etapas regionais com número histórico de participantes Total de competidores nas etapas regionais chegou a 13.179; equipes agora se preparam para a etapa estadual que acontece nos meses de junho e julho

Cecília Calado / Seduc

21 Maio 2024 - 07:00


Jeal conta com 22 modalidades, sendo 18 individuais e quatro coletivas (Foto: Asssessoria / Agência Alagoas)

A disputa das etapas regionais da edição 2024 dos Jogos Estudantis (Jeal) foi concluída nesta segunda-feira (20) com uma participação e engajamento históricos, que o legitimam, mais uma vez, como o maior evento esportivo estudantil do estado. Isso porque o número de participantes – incluindo estudantes e técnicos – totalizou 13.179 pessoas durante as competições das modalidades coletivas que abrangeram as 13 Gerências Estaduais de Educação (GEEs).

“Acreditávamos que já teríamos alcançado um feito histórico no ano passado, mas a edição de 2024 veio para superar nossas expectativas. O trabalho dos professores de educação física e gestores escolares reforça que o desporto escolar é uma das mais importantes ferramentas no processo educacional e chama atenção para a criação de políticas públicas dentro do âmbito escolar para fortalecer essa corrente positiva”, avalia Paulo Buarque, coordenador estadual do Jeal pela Seduc.

Etapas estaduais

Agora, os atletas começam a se preparar para a etapa estadual, que incluirão tanto as modalidades individuais quanto as coletivas. Para a categoria infantil (12 a 14 anos), as disputas acontecerão no período de 03 a 15/06, enquanto a juvenil (15 a 17 anos) será do dia 15/06 ao dia 17/07.

Ao todo, o Jeal conta com 22 modalidades, sendo 18 individuais e quatro coletivas. Os esportes individuais e de duplas desta edição são: atletismo, atletismo adaptado, vôlei de praia, wrestling, badminton, ciclismo, futevôlei, ginástica artística, xadrez, judô, tae-kwon-do, karatê, tênis de mesa, natação, esgrima, triatlo, tiro ao arco e ginástica rítmica. Já os coletivos são basquete, voleibol, handebol e futsal.

O coordenador estadual do Jeal pela Seduc elogia o nível de rendimento dos atletas e garante que Alagoas terá um ótimo ganho nessa nova etapa. “O nível dos atletas é muito bom, com um alto nível de competitividade. Certeza que colheremos bons frutos”, aposta Paulo Buarque.

O próximo boletim técnico contendo informações complementares sobre as duas etapas estaduais está previsto para divulgação na quarta-feira, no mural de avisos do nosso site oficial (https://www.educacao.al.gov.br).

Comentários