Inscrições para o programa Pontapé se iniciam nesta segunda (20) Ao todo, são 1200 vagas de estágio remunerado em cinco áreas de atuação.

Dharana Vieira / Agência Alagoas

20 dez 2021 - 09:56


Foto: Minne Santos / Agência Alagoas

As inscrições para a segunda edição do programa Pontapé, que oferta vagas de estágio no serviço público do Governo de Alagoas, se inicia nesta segunda-feira (20). Desta vez, são 1200 vagas nas áreas de administração, ciências contábeis, direito, nutrição e educação física. Os candidatos podem se inscrever até o dia 14 de janeiro, de forma online pelo site.

Desenvolvido por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), o programa é voltado para universitários matriculados em instituições de ensino no Estado de Alagoas, em cursos presenciais ou EAD.

A iniciativa já conta com mais de 20 instituições de ensino cadastradas e poderão participar do processo seletivo, os estudantes que estejam devidamente matriculados e cursando, no mínimo, o segundo ano, para cursos de periodicidade anual, ou o terceiro semestre, em caso de curso de periodicidade semestral.

“O Pontapé oferece bolsa de um salário mínimo e auxílio transporte para os selecionados. O intuito do programa é abrir caminhos para o aprendizado e dar oportunidades aos estudantes que desejam adquirir experiência profissional através do estágio remunerado. A expectativa é que estes estagiários possam contribuir com o serviço público a partir do primeiro semestre do ano que vem”, destacou o titular da Seplag, Fabrício Marques.

As vagas ofertadas neste edital serão destinadas à Secretaria de Estado da Educação, para alocação de estagiários nas unidades escolares do Estado de Alagoas, por intermédio das Gerências Regionais de Educação. Cada GERE será responsável pela distribuição dos candidatos aprovados, conforme o quantitativo de vagas disponíveis nas respectivas escolas.

O processo seletivo é totalmente eletrônico e o principal critério para aprovação é o Coeficiente de Rendimento acumulado (CRa). As vagas são distribuídas da seguinte forma: 40% são destinadas a estudantes inscritos no cadÙnico,40%  para estudantes que cursaram todo ensino médio em escola pública ou em escola particular com bolsa integral, 10% para pessoas com deficiência e 10% das vagas  para ampla concorrência.

“Neste segundo edital, a equipe do Pontapé fez um trabalho articulado com representantes da Secretaria de Educação, com o objetivo de alinhar o formato às particularidades da pasta. Estamos com boas expectativas e acreditamos que o número de inscritos será considerável”, pontuou Rose Damas, coordenadora do Programa Pontapé.

A iniciativa disponibiliza um canal aberto para sanar os questionamentos dos estudantes. Em caso de dúvidas o candidato poderá encaminhar e-mail para: pontapeducacao.seplag.al@gmail.com

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