Inscrições abertas para seminário de Convivência com o Semiárido em AL Evento ocorre entre 1 e 4/12 em um novo formato híbrido: online ao vivo e polos presenciais, com participação controlada, em atendimento às medidas de segurança contra a Covid-19

09 nov 2020 - 20:00

7º Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido (Foto: Reprodução)

Estão abertas as inscrições gratuitas para o 7º Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido. O tema desta edição é “O Semiárido em movimento: outros futuros possíveis” e o evento ocorre entre os dias 1 e 4 de dezembro em um formato híbrido: transmissão online, ao vivo, e, presencial via polos – espaços criados para incluir populações com acesso limitado à internet (os locais serão divulgados posteriormente), respeitando todas as medidas de segurança e distanciamento social.

Neste ano, o Seminário trata do papel das organizações da sociedade civil para viabilizar uma convivência mais harmônica e sustentável com as condições climáticas do Sertão – especialmente durante a pandemia e com os seus impactos. Entre as principais ações que envolvem o evento, há a Taxa Solidária, a submissão de trabalhos científicos e o Curso Internacional.

A cada edição, é lançada a Taxa Solidária: uma arrecadação coletiva e voluntária, em que os recursos são repassados para uma iniciativa selecionada. Neste ano, o valor será destinado à Associação de Cooperação Agrícola de Goiabal Sítios e Vizinhos, do município de Mata Grande, no Sertão de Alagoas, para a manutenção do equipamento utilizado para debulhar e triturar os grãos – uma parcela importante de fonte de renda da comunidade é proveniente do cultivo de milho e feijão. Os valores de contribuição variam entre R$15,00 e R$50,00.

Já o Curso Internacional, com o tema: “Empoderamento de lideranças e organizações socioprodutivas do Semiárido: outros futuros possíveis”, será dividido em dois módulos: o primeira, ministrado à distância (EAD), entre 7 e 18 de dezembro, e o segundo, de forma presencial, programado para início em maio de 2021 (data passível de alteração a depender da manutenção das medidas de segurança contra a Covid-19 e distanciamento social). Para mais informações sobre a taxa solidária, o 6º Curso Internacional e o regulamento para submissão dos trabalhos científicos, acesse o site do Centro Xingó.

Sobre o Centro Xingó

O Centro Xingó é resultado da gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura de Alagoas (SEAGRI/AL) e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), para ser um polo para desenvolvimento de métodos e estratégias de convivência com o semiárido, contemplando ações de experimentação, pesquisa, extensão, capacitação e difusão tecnológica, tendo como referência a sustentabilidade ambiental e em busca de melhores condições de vida e renda para as populações rurais localizadas na área de influência da semiaridez.

Por Assessoria / IABS

Comentários