Imprensa Oficial Graciliano Ramos lança ‘Calabar’, de Lêdo Ivo Evento de lançamento será realizado no Teatro de Arena com leitura dramática do texto, sob direção de José Márcio Passos

08 jul 2017 - 14:44


Pela primeira vez, o poema teatral do escritor alagoano será levado aos palcos (Foto: Ilustração)

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos lança, no dia 12 deste mês, a nova edição da obra ‘Calabar – Um poema dramático’, do escritor alagoano Lêdo Ivo. E, para celebrar o resgate editorial do livro, fora de catálogo há 32 anos, a editora decidiu levar aos palcos, pela primeira vez, esse poema teatral escrito pelo autor alagoano, realizando um sonho cultivado por ele desde seu processo de criação.

O lançamento será promovido no dia 12 de julho, às 20h, no Teatro de Arena, com a leitura dramática do texto, interpretada por um grupo de atores, dirigidos por José Márcio Passos. O evento faz parte da programação do Mês Graciliano Arte e da programação comemorativa dos 200 Anos da emancipação política de Alagoas.

Em entrevista à escritora Leila Míccolis, autora do livro Passagem de Calabar – Uma análise do poema dramático de Lêdo Ivo, o escritor revelou sua frustração em não ter concretizado a ambição de ver os personagens de Calabar ganharem vida no tablado.

“Eu chegava a visualizar a sua encenação. Esperava que ele fosse representado, o que não ocorreu. Naturalmente escrevi Calabar para ser encenado. Ao escrevê-lo, eu o encenava, como um diretor de teatro. É um poema dotado de visualidade. Entretanto, ele jamais foi representado”.

Em ‘Calabar – Um Poema Dramático’, Lêdo Ivo lança mão de um personagem histórico controverso para traçar uma crítica política contra a exploração e opressão impostas ao povo humilde e mestiço do Nordeste brasileiro, ao longo dos séculos.

Desconstruindo a história oficial, o Domingos Fernandes Calabar idealizado por Ivo não é o traidor da pátria. Ele é a personificação do martírio perpetrado contra os que se insurgem, contra os que lutam pelos seus ideais. O texto, originalmente lançado em 1985, discute ainda sobre preconceito e traz uma das características mais marcantes da obra do autor: sua intensa alagoanidade.

Na nova edição da obra de Lêdo Ivo, além do poema Calabar há ainda ensaios assinados por Leila Míccolis, doutora em Teoria Literária pela UFRJ, e por Alberto Vivar Flores, professor de História da América na Ufal. A apresentação do livro foi escrita por Márcio Ferreira, doutor em Literatura Brasileira e professor da Ufal.

Leitura dramática

Célebre por sua participação em novelas da Globo e em filmes como Bye Bye Brasil e Deus é Brasileiro, ambos de Cacá Diegues, José Márcio Passos é o responsável pela direção da leitura dramática de ‘Calabar – Um Poema Dramático’, que entra em cartaz no Teatro de Arena, no dia 12 de julho.

O elenco conta com Homero Cavalcante, representando O Alagoano; José Márcio Passos, interpretando O Turista; Avaristo Martins, como O Escrevente; e Diva Gonçalves, representando A Viúva de Calabar. Arnaldo Ferju trabalha como assistente de produção e operador de som e luz da encenação, que será animada também pela percussão de China.

Ingressos

Diante da capacidade limitada do Teatro de Arena, o evento contará com uma distribuição de ingressos a partir de uma promoção pela internet. Para concorrer, os interessados precisam dar uma curtida na página da Imprensa Oficial Graciliano Ramos no Facebook (www.facebook.com/imprensaoficial.al) e ser um dos primeiros a comentar no cartão promocional do evento com a hashtag #CalabarEuVou. Os vencedores serão contemplado com um convite individual para assistir à leitura dramática do poema Calabar.

O cartão promocional será publicado a qualquer momento, a partir do meio-dia do dia 11 de julho, e os interessados terão até o meio-dia do dia 12 de julho para participar da promoção. Até às 15 horas do dia 12 de julho, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos divulgará a lista de vencedores que deverão estar em Maceió e informar seus nomes e números de documento de identificação inbox, pelo Facebook, para controle na entrada do evento.

Mais informações com Mário Lima, assessor e repórter especial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, pelos telefones (82) 9.8818-3722 ou (82) 9.9400-4535, e Patrycia Monteiro, coordenadora editorial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, pelo telefone (82) 9.8883-7609 ou (82) 3315-8303.

Por Mário Lima / Agência Alagoas

Comentários