Imagem com datas para reabertura do comércio não é de Alagoas Apesar de real, foto se refere a plano de reabertura do comércio de Riberão Preto, em São Paulo.

30 Maio 2020 - 16:58

Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados (Foto: Agência Alagoas)

Circula em diversos grupos de WhatsApp uma foto, tirada de uma matéria televisiva, com datas para a reabertura do comércio. A foto tem circulado como se tratasse de medidas que seriam adotadas por Alagoas. Apesar de ser real, a imagem se refere a um plano de reabertura do comércio em Riberão Preto, São Paulo.

A foto traz o plano de retomada e mostra que até o dia 31 de maio devem abrir apenas os serviços considerados essenciais. A partir de 1º de junho, voltam a funcionar salões de beleza, oficinas de costura e lojas de tecido. Já em 15 de junho, comércios até 800m2 e shoppings. As aulas voltam em 29 de junho.

Em 13 de junho, segundo a reportagem, voltam a funcionar clubes, cinemas, shows, parques, bares, restaurantes, academias, festas públicas e particulares. A imagem ainda traz uma legenda que diz “Graças a Deus já temos data pra a trabalhar”, dando a entender que as datas se referem aos serviços alagoanos.

A foto foi tirada de uma reportagem da EPTV, afiliada da Globo da cidade paulista Riberão Preto, mostra ainda que um Comitê Técnico de Contingenciamento vai analisar o comportamento dos casos graves da doença após a retomada dos serviços.

Em Alagoas vigora o decreto 69.844, que disciplina as atividades que podem funcionar ou que estão suspensas em todo o estado até 31 de maio.

Governo estuda retomada das atividades

Na última quarta-feira (27), o Gabinete Civil e as secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz) e do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sedetur) publicaram uma Portaria, que define os critérios para a criação de Grupos de Trabalho que vão estabelecer protocolos de funcionamento dos setores econômicos, após o período de isolamento social, em Alagoas.

A finalidade dos grupos é de estabelecer protocolos para a retomada do funcionamento de forma segura das atividades econômicas e atendimento ao público, após o período de isolamento social em curso.
Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.

Por Agência Alagoas

Comentários