Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar, inspira Coletivo Alagoas para desfile em MG

21 out 2019 - 07:35

Obra em madeira do artista Fernando Rodrigues, oriundo da Ilha do Ferro (Foto: Ateliê Boca do Vento)

Situada no município de Pão de Açúcar, a Ilha do Ferro foi escolhida como fonte de inspiração do desfile Coletivo Alagoas de 11 marcas de referência, do setor vestuário e acessórios do estado, em mais uma edição do Minas Trend, que acontece nesta quarta-feira (23), às 21h, no Expominas, em Belo Horizonte.

O desfile do Coletivo Alagoas é sempre um dos mais esperados e nesta edição de outono/inverno 2020 deve levar as grifes Aquas Beachwear, Ateliê Criar, Alana Tenório, Caleidoscópio, Endy Mesquita, Estúdio Monteferro, Leila Monteiro, Lucia Bastos, Maneka, Manu Mortari e Sandra Cavalcante.

Localizada a 18 km do município de Pão de Açúcar, a Ilha repleta de história, riqueza e memória reflete no artesanato a força do povoado e sua principal atividade econômica, seja em esculturas talhadas na madeira feitas por mãos talentosas, nos ateliês de fundo de quintal ou às margens do velho Chico.

Entre tanta manifestação cultural, é o bordado Boa Noite – trabalho único no Brasil e executado pelas mulheres da região – que mais se destaca. Os frutos de tamanha produção vêm através de aclamação por especialistas e chegam a figurar em revistas especializadas como atração principal em exposições nacionais e internacionais.

Da atmosfera mágica e atemporal do povoado, o desfile caminha para a riqueza de bordados, volumes, tecidos e texturas. Tramas, pedras naturais, nervuras e frisos se misturam em meio a transparências e cores vibrantes, com aplicações bordadas à mão. 

“Ao mesmo tempo, que o cenário é árido, castigado pela seca, é um lugar riquíssimo de história e poesia, nossa cartela de cores é bem alegre, porque também quero remeter esse lugar, de alegria, de exaltação dessa força feminina, cultuar esse modo de viver que é específico da Ilha do Ferro”, revela Davi Leite, responsável pelo styling do desfile.

Da Redação com Assessoria

Comentários