Homenagens marcam comemoração do Dia da Policial Feminina Manhã foi marcada por programação especial, em reconhecimento ao efetivo feminino da corporação

Assessoria / PMAL

28 nov 2023 - 20:30


Evento ocorreu no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas no Trapiche da Barra. (Foto: Assessoria / PMAL)

A Polícia Militar de Alagoas comemorou na manhã desta terça-feira (28) o Dia da Policial Militar Feminina. A solenidade foi marcado por homenagens e reconhecimento àquelas mulheres que todos os dias honram a farda, servindo e protegendo à sociedade, nas diversas funções que desempenham. O evento ocorreu no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), no Trapiche da Barra, em Maceió, celebrando a data que foi instituída para homenagear a chegada da turma pioneira na corporação, em 28 de novembro de 1989.

O comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, presidiu o evento e destacou os aspectos positivos para a corporação alagoana da chegada do efetivo feminino. “Com características tão peculiares, vocês trouxeram ainda mais humanização, olhar atencioso e espírito de serviço. Vocês são, hoje, a nossa essência humana, e não seríamos a corporação que somos sem vocês”, enfatizou o comandante às homenageadas.

Em um momento de descontração, as policiais militares puderam assistir a uma apresentação teatral com os atores Gedilson de Paula e Angélica Luise, que trouxeram leveza e relaxamento ao demonstrar diversas nuances da rotina que envolve a atividade policial para as mulheres. A sargento Micheliny Tenório, da Diretoria de Pessoal, leu uma carta aberta às presentes, recordando a importância do cuidado consigo por parte das profissionais que estão sempre a serviço.

Integrante pioneira da turma de Soldados de 1989, a subtenente Flávia Cristina Santos recordou a história da mulher dentro da corporação. Hoje ela é a única militar na ativa da sua turma, está finalizando o Curso de Habilitação de Oficiais e na expectativa pela aguardada promoção e ascensão ao Oficialato, no próximo certame de fevereiro de 2024.

“Nossa história é marcada por luta e muita superação. Vivenciamos no passado uma realidade bastante diferente da que temos hoje. O ambiente militar essencialmente masculino não foi motivo para que recuássemos, pelo contrário, tudo que vivemos foi motivo de crescimento, amadurecimento e orgulho por termos chegado até aqui”, lembra emocionada.

Como forma de reconhecer o trabalho essencial das policiais, durante o evento a instituição sorteou uma viagem com todas as despesas pagas em um final de semana do mês de dezembro, até a cidade de Salvador, na Bahia. A sortuda foi a aluna Mariana Teodósio, que está frequentando o Curso de Formação de Praças (CFP/2023).

Prestigiaram o evento o subcomandante da PM, coronel Neyvaldo Amorim; o chefe do Estado-Maior Geral, coronel Gerônimo Nascimento; a diretora de Saúde, coronel Joana d’Arc; a coronel do Corpo de Bombeiros, Camila Paiva; a delegada de Polícia Civil, Ana Luiza Nogueira e a vice-reitora da Uncisal, professora Ilka Soares, entre demais Oficiais e Praças femininas da corporação.

Efetivo feminino

Atualmente, a PM de Alagoas conta com 1.305 mulheres em seu quadro funcional ativo, ocupando diversos postos e graduações da hierarquia militar. Também estão presentes em todos os quadros da instituição, inclusive em funções de comando. Além disso, ao longo dos anos, outras 405 mulheres, as chamadas veteranas, deixaram sua marca na corporação, hoje desfrutando de seu merecido descanso.

Comentários