HIPOCRISIA E HIPÓCRATES

15 novembro 2021


Foto: Arhnue Tan / Pixabay

Não raro, nos Evangelhos vemos Jesus Cristo, chamar os fariseus de “Hipócritas”.  Daí surgiu-nos uma dúvida, de onde teria vindo este termo?  Teria a ver com o filósofo grego, Hipócrates? Mas, não teriam vivido em épocas antagonicamente distintas?

“Hipocrisia vem do Grego HYPOKHRINESTHAI, significa “representar um papel, fingir”, formado por HYPÓS = “abaixo”, e KRIINEIN = “separar, escolher, peneirar”. A evolução do sentido foi separar gradualmente para “responder” dentro de uma peça de teatro, “representar, fingir um papel”. Já o nome de pessoa Hipócrates vem de HIPPOS = “cavalo”, mais o verbo KRATEO “eu domino”. É um nome muito antigo, que refletia a época em que uma pessoa que controlava um cavalo se destacava no seu meio. Veja que ambos os prefixos eram totalmente diferentes, inclusive na pronúncia. Acabaram porém, iguais em nosso idioma, por conta da simplificação de grafia.

INANIMADO E ANIMAL, EXISTE ALGUMA RELAÇÃO ENTRE? “INANE vem do Latim “INANIS” = “vazio, sem valor, inútil”. Enquanto que ANIMAL vem de “ANIMA = “alma”. Etimologicamente “Inane” vem de dois termos “IN” = “em”, e “ACNUS = “fundo”. Palavra que desapareceu cedo no Latim. ANIMAL vem de animado, aquilo que possui vida. Fonte: origemdapalavra.com.br”

E O QUE É O HIPOCAMPO? “A palavra “Hipocampo” deriva das palavras gregas: “Hippos” que significa “cavalo”. E “Kampos” que significa: “Monstro marinho” e se refere a estrutura que se assemelha a um cavalo marinho. Estruturas alongadas situadas ao longo do eixo longitudinal do cérebro, uma, em cada uma das partes mediais dos lobos temporais, e formam a parede medial dos cornos inferiores dos ventrículos laterais. Fonte: kenhub.com.br

COMENTÁRIO: Ali no verbo “KRATEO” vagamos, e fomos parar nas palavras: “democrata” e “Democracia” cujos significados aprendemos na escola: “governo que emana do povo, para o povo, e pelo povo.” 

VOCÊ ESTÁ VIÇANDO? A expressão parece ofensiva, libidinosa. De certa forma desrespeitosa. Ainda mais se dirigida de um professor, a um aluno. Muito disso, depende da interpretação. É preciso levar em consideração a Semântica: parte da gramática que estuda o significado das palavras. Analisemos, pois, à luz da Linguística. Vamos ao termo mais forte deste enunciado: “Significado de Viçando: vem do verbo viçar, o mesmo que medrado, vicejando, luxuriando. Significado de Viçar: o mesmo que vicejar, aumentar, desenvolver-se, medrar. Norte do Brasil: conceber, gerar. Luxuriante é sinônimo de exuberante, viçoso. Medrar é o mesmo que crescer, enfrentar, superar, impor-se. VIÇO: substantivo masculino Vigor, força [vegetais]; Ardor, resultante de bom tratamento [sentido figurado]; exuberância, força; Mimo, carinho extremo; vício [antigo]. Viçoso: com aspecto fresco e verde Fontes: dicionáriopriberam.com consulta em 13.11.21/dicionárioinformal.com/dicionárioonline.com”

O termo foi dito por nós mesmo, cronista e professor. Claro, tivemos que nos retratar, pedir desculpas aos atores envolvidos, e que naturalmente, se sentiram ofendidos. Entendamos pois, que a expressão tornou-se no nordeste sinônimo depreciativo, quase um atentado moral, um despudor. Vicejar, viçar, com dizem os dicionários é algo que remete a jovialidade, ao vigor e o crescimento. Tudo o que vai, além disso, não passa de puro preconceito. 

UM POUCO DE HUMOR PARA ENCERRAR

ELOFENSAS = ELOGIOS que na verdade são OFENSAS

BONITA DE ROSTO [significa dizer que a pessoa é FEIA, só se salva o Rosto!]

COROA CONSERVADA [Na verdade chamou de VELHA, só que de forma elegante!]

CHEINHA ou FOFINHA [Tradução: Você está gorda! Dito de forma carinhosa.]

BELEZA EXÓTICA [Exótico é algo estranho, diferente, nada legal esse “elogio”]

NEGRA BONITA [Significa que todas as outras NEGRAS são FEIAS]

TEM QUE TER CORAGEM PARA… [Quando alguém acha que está elogiando, ao dizer a uma pessoa que mudou o cabelo, fez um pircing, ou tatuagem]

Elogio sincero, de verdade diz comigo, meu amigo, e confrade, escritor e professor Marcelo Fausto: “Fabio! Desses professorezinhos merda que eu conheço, você ainda é o melhor!”

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.