HERMENÊUTICA SEM TOSCANEJAR

5 setembro 2021


Estátua de Hermes (Foto: Moon Child / Pixabay)

As medidas de segurança, e de distanciamento social, para garantir que não ocorresse uma subida de casos do Novo Coronavírus, foram uma verdadeira operação de guerra. Travada nas últimas semanas, com relação ao retorno dos alunos, as escolas públicas. A população ficou dividida, entre os que voltaram, e os que optaram em não retornarem, por motivos óbvios, medo, receio, incertezas.

As redes sociais continuam, e por muito tempo serão um forte apelo, na tomada das decisões, na tomada de informações, de todo e qualquer cidadão.  Circulando através dessas redes,  vi um vídeo de uma entrevista com o filósofo, educador Mário Sergio Cortella. Dali extrai parte de palavras para a crônica de hoje: HERMENÊUTICA, DIALÉTICA, RETÓRICA e ORATÓRIA.

Complementa a pesquisa: TOSCANEJAR. Palavra proferida pela professora, da Língua Portuguesa, Denise Marcelino, na escola Senhora Santana. A curiosidade sobre o significado de uma peça do vestuário feminino, inicialmente concebida como “Crupêt”, na verdade: “TOP CROPPED”. E os PÃES DA PROPOSIÇÃO. Citado no Evangelho de São Lucas [6:1-5] deste sábado.

HERMENÊUTICA “É uma palavra de origem grega e significa a Arte ou técnica de interpretar e explicar um texto ou discurso. O seu sentido original estava relacionado com a Bíblia, na compreensão das Sagradas Escrituras. Também está presente na Filosofia, na área jurídica, cada uma com seu significado. Etimologicamente, a palavra está relacionada com o deus grego Hermes um dos deuses da oratória. Fonte: significados.com.br”

DIALÉTICA “É uma palavra com origem no termo grego “dialektiké”, e significa a Arte do diálogo, a arte de debater, de persuadir ou raciocinar. Para os gregos, dialética era separar fatos, dividir as ideias para poder debate-las com mais clareza. Para Platão era o movimento do espírito, e sinônimo da Filosofia. Um método eficaz para aproximar as ideias individuais às ideias universais.”

RETÓRICA “É uma palavra com origem no termo grego “Retorike” que significa a Arte de falar bem, ou, se comunicar de forma clara, e conseguir transmitir ideias com convicção. Uma pergunta retórica, é uma pergunta que nem sempre exige uma resposta. Muitas vezes uma pessoa que faz uma pergunta retórica, pretende simplesmente enfatizar alguma ideia ou ponto de vista. Demóstenes considerado por muitos como o maior orador da Grécia, era uma figura importante relacionado à retórica. Conta a história que, para superar seu problema com a gagueira Demóstenes, chegou a fazer discursos com pedras na boca.”

ORATÓRIA “É a Arte de falar bem em público de forma eloquente, sendo uma forma específica de comunicação. Para muitos oradores pode ser considerada uma arte, mas também uma ciência. No âmbito jurídico, a oratória é fulcral para advogados, por exemplo. Muitas vezes a oratória e a retórica são descritas como sinônimos. A oratória é recomendada para pessoas tímidas, que não gostam ou não sabem falar em público. A retórica é mais abrangente, e independe da existência de uma plateia, tendo o claro objetivo de persuadir o público. Uma pessoa com boa retórica pode se manifestar apenas na comunicação escrita. Não estando necessariamente perante um público.” FONTE: Todas as palavras à cima: significados.com.br

O TERMO HERMENÊUTICA E HERMES [MITOLOGIA] “Na mitologia grega Hermes era o intérprete dos deuses, e condutor das almas humanas para Hades ou o Olimpo. Sendo pois, intermediário entre deuses e mortais. O filho de Apolo e Maia não era propriamente um deus, mas sim o que traduzia a palavra divina aos homens. Fonte: danielledanny.wordpress.com”

TOSCANEJAR Verbo intransitivo, cabecear, dormitar, piscar os olhos de [tanto] sono. Nordeste: “pescar”; cochilar.  Fonte: lexico.pt [com acréscimos do cronista]

OS PÃES DA PROPOSIÇÃO “Eram os pães que faziam parte dos serviços religiosos no Tabernáculo e posteriormente no Templo. Traduzido do hebraico: “Iehem Hapanim” que significa literalmente “Pães do rosto” ou “Pães da Presença””. Essa designação se refere ao fato de que os pães eram postos perante a face ou presença de Deus (Êxodo 25:30; 35:13), também chamados na Bíblia de “Pães Consagrados”. Os doze pães da proposição eram arrumados em duas fileiras. Sobre cada fileira era colocado incenso puro. Quando substituídos por outros novos, os pães velhos podiam ser consumidos, mas somente pelos sacerdotes, e dentro do Santuário (Levítico 24: 8,9). A Bíblia diz que numa situação de necessidade, Davi comeu os pães da proposição juntamente com seus homens (1 Samuel 21:1-6). Essa violação da Lei Cerimonial mais tarde foi usada por Jesus como argumento contra os fariseus (Mateus 12:4; Marcos 2:26; Lucas 6:4).”

O TOP CROPPED, é uma tendência de moda de usar miniblusas, que tende a ficar cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Trazendo várias possibilidades que vão além do que se tem hoje em dia. Fonte: moda.culturamix.com.

“Cropped é uma palavra de origem inglesa.  Em Português significa Cortada; em Francês significa Recadrée; em Espanhol significa Recortada; em Alemão significa Zugeschnitten. Fonte: oquesignifica.com.br 

UM POUCO DE HUMOR, PRA ENCERRAR

Feliz era Minha VÓ que só Sentia DOR “NOS QUARTOS”

JÁ eu sinto em TODOS OS CÔMODOS.”

“Hoje, eu Tô IGUAL  ao RIO DE JANEIRO: Bonito e Perigoso!”

“EU gosto tanto de COMIDA que MEU HERÓI Favorito é o SUPER MERCADO.”

“Minha IDADE, JÁ NÃO ME PERMITE SOFRER POR AMOR. Se Me vir Triste. É porque estou sem VIAJAR mesmo.”

“A PROFESSORA E JOÃOZINHO:

-Por que está Coçando tanto a Cabeça Menino?

– Por causa de um Piolho Morto.

-Tudo isso, por causa de um Piolho Morto?

-É que os parentes vieram todos pro Velório!”

BODE GAIATO

MEU AVÔ: NO MEU TEMPO ERA NA BASE DA PALMATÓRIA! QUEM FOSSE MALEDUCADO O PROFESSOR DAVA UMA LAPADA.

MEU PAI: EU ANDAVA 2 HORA POR DIA PRA CHEGAR NA ESCOLA MINHA MOCHILA ERA UM SACO DE FEIJÃO.

EU: E EU QUE IA PRA ESCOLA NO MEIO DE UMA PANDEMIA MORTAL.

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.