Hemoal realiza mutirão para cadastro de doadores de medula óssea

13 dez 2012 - 15:16

Foto: Olival Santos

Com o objetivo de aumentar o número de alagoanos cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza um mutirão nestas quinta (13) e sexta-feira (14). A ação, que visa salvar a vidas de pacientes com Leucemia, irá ocorrer das 8h às 17h, no Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema.

Para se candidatar à doação de medula óssea, o voluntário deve ter boa saúde, no mínimo 18 anos de idade, além de portar o CPF e a Identidade. Antes do procedimento, ele necessita preencher um formulário e, posteriormente, são coletados apenas 5 ml de sangue, que serão utilizados para descobrir o código genético do doador.

Todos os dados são remetidos para o Redome, situado no Rio de Janeiro, e são cruzados com os disponibilizados pelos pacientes, que estão contidos no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme). Caso sejam encontradas semelhança nos dados, o voluntário é convocado para se submeter a uma bateria de exames, que irá comprovar a compatibilidade com o receptor.

Transplante – A partir de então é realizado o transplante de Medula Óssea, que consiste em um procedimento simples, por meio de uma pequena intervenção cirúrgica nos ossos da bacia, que dura aproximadamente 90 minutos. Paralelamente o receptor se submete a um tratamento que destrói a própria medula, tornando-o preparado para receber a Medula Óssea coletada do voluntário, a exemplo do que ocorre em uma transfusão de sangue.

“Àqueles que não poderem realizar seus cadastrados em Santana do Ipanema, podem se dirigir até a sede do Hemoal, que está situado na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, em Maceió. A unidade funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h, e aos sábado, das 8h às 12. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3315-2109 ou pelo e-mail hemoal@saude.al.gov.br”, informou a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.

Fonte: Ascom / Saúde

Comentários