Governo libera mais recursos para o Canal do Sertão

27 Maio 2013 - 08:43


Às 9h, o governador Teotonio Vilela e o ministro Fernando Bezerra assinam ordens de serviço no Palácio República dos Palmares; ao meio-dia, eles estarão em Delmiro Gouveia, onde serão firmados outras parcerias para execução de obras

CanalO Governo de Alagoas autoriza nesta segunda-feira (27), com a presença do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, mais 14 importantes obras na capital e no interior do Estado. Entre elas, estão a construção do quarto trecho do Canal do Sertão, até o quilômetro 123, a construção do Marco Referencial de Maceió, no antigo Alagoinhas, e obras de saneamento, novas rodovias e projeto de prevenção de enchentes.

O governador Teotonio Vilela e o secretário de Estado de Infraestrutura, Marco Fireman, recepcionam o ministro no evento que será realizado em dois momentos. O primeiro em Maceió, às 9h, no Palácio República dos Palmares e o segundo, às 12h, no Ginásio de Esporte Eliziane Ferreira Costa, em Delmiro Gouveia, no Sertão Alagoano.

Na capital, serão assinadas as ordens de serviço para a execução das obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário dos municípios de Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte e Satuba; para a elaboração do projeto das obras e intervenções de amortecimento e mitigação das cheias nos rios Paraíba e Mundaú; e o Marco Referencial de Maceió, no antigo Alagoinhas, que se tornará um importante ponto turístico da capital alagoana.

Também serão assinadas ordens de serviço para a implantação e pavimentação das rodovias AL–435, entre os municípios de Passo de Camaragibe e Matriz de Camaragibe, e AL-470, no município de Chã Preta-AL até a divisa com Pernambuco. Será autorizada ainda a licitação a obra de drenagem do povoado conhecido como Buraco do Jacaré, em Atalaia.

Já no Sertão, será a vez das ordens de serviço para a construção do Canal do Sertão até o km 123. O ministro também vai autorizar a licitação das obras de esgotamento sanitário nos municípios ribeirinhos do São Francisco, Delmiro Gouveia, São Brás e Melo Monte.

Além das obras citadas pela Seinfra-AL, o governo também autoriza licitação para apoio técnico da cajucultura, contrato de aquisição de equipamentos, e obras para a construção de cisternas do Programa Água Para Todos, implantação de módulos de produção agrícola irrigada e atendimento de áreas difusas do Canal do Sertão Alagoano, incluindo a adutora do Alto Sertão.

Parceria

A vinda do ministro foi confirmada pelo secretário Marco Fireman, que destacou a atenção do governo federal para concretizar importantes projetos do Governo do Estado de Alagoas.

“O ministro Fernando Bezerra tem sido um grande parceiro do Estado e mais uma vez garante investimentos para projetos importantes que desenvolvemos. Graças a esta harmonia com o governo federal, vamos manter o emprego de centenas de trabalhadores no sertão e tirar do papel projetos fundamentais para o estado, como saneamento no interior e a contenção de cheias nos rios”, disse o secretário.

Para a secretária do Turismo, Danielle Novis, a construção do projeto do Marco Referencial, cujos recursos foram viabilizados pelo senador Benedito de Lira, criará uma marca característica em Alagoas.

“Essa obra é estruturante e de repercussão para o turismo em Alagoas. O projeto é uma obra de arte e terá uma utilidade focada não só para os turistas, mas proporcionará para o alagoano um local de visitação com muitas atrações e atividades”, garante Novis.

 Agência Alagoas

Comentários