Governo incentiva plantio de palma forrageira no Semiárido alagoano

08 mar 2013 - 07:50


Oitenta agricultores familiares serão beneficiados com o repasse de sementes de palma para replantio das áreas consumidas durante a seca.

palmas

Foto: Ascom Seagri

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) incentiva o plantio de áreas para produção de sementes de palma forrageira, na região do semiárido. A medida deve beneficiar 80 agricultores familiares incluídos no projeto Balde Cheio, que tem como foco o apoio, a assistência e a capacitação dos pequenos produtores de leite.

De acordo com a zootecnista Fabiana Fontes, articuladora do projeto pela Seagri, o plantio da palma que servirá para produção de sementes já começou e ocorre em áreas de até um hectare, nas seguintes comunidades: Logradouro e Ribeira, em Jacaré dos Homens; Vila de Santo Antônio, em Palestina; Toco da Arueira, em Olho D’Água das Flores, e Garrincha, em Pão de Açúcar.

“Ao todo, são quatro hectares de área plantada com a palma miúda (Napolea opuntia), que tem resistência à praga cochonilha do carmin. Esperamos que, em até um ano e meio, possamos fazer o primeiro corte das raquetes que vão servir de sementes para o plantio em outras áreas”, explicou a articuladora. Segundo ela, as áreas onde havia palma foram consumidas pelos animais, em virtude da seca que afeta Alagoas nos últimos meses.

A iniciativa para o plantio das áreas com palma forrageira conta com apoio da Fundação Banco do Brasil, do Sebrae/AL e da Cooperativa dos Pequenos Produtores de Leite da Bacia Leiteira de Alagoas (Coopaz).

Incentivo à produção

Por meio do Balde Cheio, os agricultores recebem capacitação, assistência técnica e equipamentos para melhorar a produção de leite, base da economia na região. Os grupos beneficiados já receberam arados de tração animal, máquinas forrageiras, botijões de sêmen e tanques de resfriamento de leite. Os agricultores também receberam kits de ordenha manual higiênica.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, por determinação do governador Teotonio Vilela, a pecuária de leite está recebendo uma série de ações para se tornar sustentável e garantir renda ao produtor familiar. “Já está comprovado que a pecuária leiteira é a atividade que mais gera renda para o agricultor familiar”, destacou o secretário. “Por isso, ela está sendo apoiada com ações que dão resultado, que melhoram a vida de milhares de famílias”, ressaltou.

Por Ascom Seagri

Comentários