Governo entrega sementes em Delmiro Gouveia

29 abr 2013 - 13:49

Agricultores sertanejos comemoram entrega das sementes para plantio junto com a chegada das chuvas

DelmiroO Governo do Estado entregou, nesta segunda-feira (29) em Delmiro Gouveia, no Sertão alagoano, sementes de feijão, milho, sorgo, algodão, arroz e mamona aos pequenos produtores da região. Os agricultores comemoram a oportunidade de receber as sementes junto com o início das chuvas, após uma estiagem que já é considerada a mais longa da história de Alagoas e que causou inúmeros prejuízos, como a perda de safra e mortandade de animais.

Durante a solenidade de entrega das sementes, o superintendente para Agricultura Familiar da Secretaria de Estado da Agricultura, Luciano Barros, destacou o investimento do Governo no setor. “Por determinação do governador Teotonio Vilela Filho, estamos investindo R$ 7,7 milhões com sementes, entre outras ações, para produção de forragem e outros grãos, para alimentação animal e humana. Agora com o início das chuvas, vamos intensificar ações de assistência técnica rural, estruturação e logística para dar o suporte necessário aos pequenos agricultores”.

Segundo o agricultor Noé Alves da Silva, as sementes chegam em boa hora. “É uma riqueza que cheguem estas sementes com o começo da chuva. Ajuda demais e chega na hora certa. Somos muito gratos ao Governo de Alagoas, pois nem para comprar sementes, a gente encontra mais por aqui”. Sobre a seca, Noé afirma: “em 68 anos de vida, e os ainda mais velhos confirmam, nunca vivemos uma seca pior do que esta”.

O prefeito de Delmiro Gouveia, Erivaldo Sandes, destacou o empenho do governador Teotonio Vilela Filho no combate aos efeitos da seca. “O governador Teotonio sempre foi parceiro do povo sertanejo, desde seu primeiro mandato como senador, com ações voltadas para o Sertão. No momento da tristeza da seca, ele esteve junto, e agora com as chuvas, entrega sementes. Além de tudo isso, construiu a maior obra do Estado de Alagoas, um sonho antigo, que é o Canal do Sertão”.

Ao todo, são 850 toneladas de sementes, que serão entregues a 70 mil agricultores em todos os municípios, beneficiando agricultores familiares, assentados da reforma agrária, movimentos sociais, comunidades quilombolas e indígenas em todo o Estado.

Simultaneamente ao evento de Delmiro Gouveia, o Governo do Estado de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Agricultura, também realizou entrega de sementes aos pequenos produtores sertanejos no município de São José da Tapera.

Agência Alagoas

Comentários