Governo entrega nesta quarta novas ambulâncias e motolâncias para Samu

04 dez 2012 - 15:02

Foto: Ilustração

O Governo de Alagoas entrega nesta quarta-feira (5), às 9h, três motolâncias e 12 ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A cerimônia acontece na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no bairro Jaraguá, em Maceió, e irá contar com a presença do governador Teotonio Vilela Filho e do titular da pasta da Saúde, Alexandre Toledo.

Com os investimentos, o Governo de Alagoas qualifica ainda mais o atendimento pré-hospitalar em Alagoas. As ambulâncias, modelo Renault Master 2012, são do tipo Unidades de Suporte Básico (USBs) e vão renovar a frota utilizada no socorro, como havia prometido o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo. Oito serão destinadas à central Maceió e quatro irão para Arapiraca.

Já as motolâncias, que possuem os equipamentos encontrados em uma Unidade de Suporte Básico (USB), serão destinadas a realizar o atendimento do paciente até a chegada da ambulância. Inicialmente serão colocadas em operação duas motolâncias em Maceió e uma em Arapiraca, que serão pilotadas por técnicos de enfermagem do Samu, treinados em curso ministrado pelo Corpo Bombeiros Militar (CBM/AL).

De acordo com o secretário Alexandre Toledo, a renovação da frota de ambulâncias assegura um serviço móvel de urgência qualificado, atendendo com eficiência os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas. “Com as novas viaturas, os socorristas do Samu terão mais segurança para trabalhar, desempenhando suas atribuições com maior agilidade e entusiasmo”, destacou.

Toledo adiantou que novos veículos devem chegar ao Estado nos próximos meses. “Já temos outra boa notícia. Duas novas Unidades de Suporte Básico devem chegar ao Samu Alagoas até o primeiro semestre de 2013”, assegurou, destacando que o serviço será ampliado em breve, com a aquisição de novos veículos e treinamento de profissionais.

Por Agência Alagoas

Comentários