Governo do Estado inaugura 13ª UBS do Programa Alagoas Tem Pressa em Atalaia

15 dez 2012 - 14:36

Foto: Olival Santos

Em mais uma ação para estruturar a atenção primária em Alagoas, o governo do Estado inaugurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cícera Angelina de Almeida, no Povoado Branca, em Atalaia. A cerimônia de entrega da nova unidade, que passa a ser a 13ª do Programa Alagoas tem Pressa, contou com a presença do governador Teotônio Vilela Filho, do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, e do prefeito Francisco Luiz de Albuquerque.

A Unidade Básica de Saúde chega ao município para reforçar a assistência à saúde da população. Isso porque, anteriormente havia apenas uma equipe do Programa Saúde da Família (PSF) e, com a construção do novo posto, o serviço foi ampliado com salas de vacinação, nebulização, curativo, farmácia, escovódromo e consultórios médico e odontológico.

Para o secretário Alexandre Toledo, o projeto de construção das UBSs representa um dos mais arrojados que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) já desenvolveu para reestruturar a Atenção Básica no Estado. Toledo destacou que os estabelecimentos estão sendo construídos com recursos próprios do estado, acrescentando que em Atalaia foram investidos mais de R$ 580 mil, sendo R$ 80 para a aquisição de equipamentos.

”O governo está atuando para possibilitar que os profissionais tenham condição de trabalhar com dignidade. Também está contribuindo para a interiorização da saúde, sempre com foco em promover um atendimento humanizado e qualificado, como deve ser a missão do SUS [Sistema Único de Saúde]”, afirmou.

Assegurando que a saúde é uma das principais prioridades do seu programa de governo, Teotonio Vilela Filho revelou que, praticamente todas as semanas, está entregando novas unidades de saúde. “Essas unidades de saúde têm como objetivo atender a população, principalmente os mais carentes. Estamos construindo postos em todo o Estado, ampliando as dependências da Unidade de Emergência do Agreste e do Hospital Geral do Estado”, destacou.

Ainda em seu pronunciamento, ele lembrou que as Unidades Básicas de Saúde oferecem serviços como consultas, exames e procedimentos relativos à prevenção de doenças. Teotonio Vilela Filho lembrou que o Programa Alagoas Tem Pressa já construiu UBSs nos municípios de Lagoa da Canoa, Major Izidoro, Passo do Camaragibe, Penedo, Piranhas, Poço das Trincheiras, Paripueira, Ouro Branco, São José da Tapera, Taquarana, Tanque D’Arca e Coruripe.

Fonte: Ascom / Saúde

Comentários