Governo de AL prorroga isolamento social até 22 de junho; veja o decreto

10 jun 2020 - 15:55


Governador Renan Filho e prefeito Rui Palmeira reforçam necessidade da população seguir cumprindo o isolamento (Foto: Márcio Ferreira / Agência Alagoas)

O governador de Alagoas, Renan Filho, e o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, em coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (10/06), anunciaram a prorrogação do atual decreto que determina o isolamento social e mantém fechada a maior parte dos estabelecimentos comerciais no Estado, estendendo a medida até o dia 22 de junho. O novo decreto governamental foi publicado hoje, no Diário Oficial do Estado (DOE). (CLIQUE AQUI E CONFIRA)

Renan também falou sobre o protocolo de reabertura das atividades, cuja construção coletiva conta com a participação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) e outras entidades representativas.

“No dia 15, queremos entregar um protocolo e vamos ter finalizado a discussão com o setor produtivo, com as igrejas, com representantes da área educacional para que a gente possa iniciar um novo momento que será o distanciamento social controlado”, ressaltou.

De acordo com o governador, o que se pretende é criar condições para uma reabertura gradual e responsável que não venha a ampliar a curva de contágio pelo novo coronavírus. “Tudo o que a gente não quer é tentar retomar a vida com maior normalidade e depois ter que retroceder”, afirmou.

No enfrentamento à pandemia com ações conjuntas ao governo do Estado, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, falou dessa atuação e da interação com o setor produtivo. “O grupo de trabalho formado por secretários estaduais e municipais vem ouvindo o setor produtivo da nossa capital. A gente está tomando medidas baseadas em dados e números”, enfatizou Rui Palmeira.

Para o presidente da Fecomércio AL, Gilton Lima, a participação da entidade na construção coletiva do protocolo demonstra a força do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Alagoas.

“Estar no grupo de trabalho permite que, num momento tão delicado como esse, possamos levar a voz dos empresários ao governo. O setor tem grandes desafios pela frente, pois mal havia se recuperado de uma crise econômica e passa agora por essa pandemia. Na nossa participação, buscamos contribuir para que as propostas considerem os aspectos sociais e econômicos, favorecendo um recomeço”, destacou.

Ele ressalta que a expectativa do setor produtivo era de que o retorno das atividades fosse imediato, sendo o a implantação do protocolo a partir de amanhã (11), com o reinício das atividades comerciais de forma gradativa e devidamente de acordo com as normas sanitárias. 

Por Assessoria / Fecomércio AL

Comentários