Governo alerta produtores do Sertão à aderirem ao Cadastro Ambiental Rural (CAR)

24 jul 2015 - 10:00


Durante três dias, em Santa do Ipanema, informações sobre a legislação serão repassadas aos agricultores, em parceria com o IMA.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O secretário-adjunto de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos reforçou na quarta-feira (22), a importância dos agricultores residentes no Sertão em aderirem ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). Edilson Ramos foi entrevistado em Arapiraca pela equipe de reportagem da TV Gazeta e destacou que o Estado está prestando orientações, por meio de um curso de capacitação, sobre a legislação que auxilia no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais.

“Os agricultores do Sertão precisam saber que ao aderir o Cadastro Ambiental Rural, eles devem evitar uma série de problemas com a legislação. O CAR, além de promover a regularização ambiental, é um mecanismo de auxílio no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas. O governo está levando informações sobre o cadastro para secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, pretendendo desta forma amplificar para os 28 municípios sertanejos o conhecimento e não se sintam prejudicados posteriormente”, explicou o secretário adjunto.

Desta quarta-feira (22) até sexta-feira (24), o curso de capacitação para inclusão ao Cadastro Ambiental Rural, ocorre na Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema – município do Semiárido alagoano.

Segundo o secretário-adjunto da Semarh, os secretários municipais estão mobilizando dois servidores, que servirão como agentes multiplicadores para o Cadastro Ambiental Rural nas cidades.

Os servidores indicados pelas respectivas secretarias sugeriram dez agricultores, devidamente cadastrados durante o evento. Ao fim da capacitação, a expectativa é que 280 agricultores estejam aptos a disseminar as informações em suas comunidades.

Por Nigel Santana / Agência Alagoas

Comentários