FPM de janeiro cresceu acima do esperado e deu mais recursos as prefeituras

29 jan 2018 - 07:00

Recursos chegam nesta terça-feira (Foto: Marcos Santos / USP Imagens)

Os municípios recebem na próxima terça-feira (30) a ultima parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de janeiro. O valor total que chegou neste primeiro mês do ano foi bem maior do que o esperado pela União.

Estimativa da Secretaria do Tesouro Nacional apontava que o repasse de janeiro fosse 2,5% maior, comparado ao mesmo período de 2017. Entretanto, o que os gestores viram foi um incremento de 6,5% em relação ao valor do ano passado.

Para a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) isso é um sinal positivo, pois demonstra um esboço de melhora na arrecadação do país. E ao que tudo indica, as boas noticias não devem parar por aí.

Inicio muito bom

Em seu último comunicado, a STN publicou a expectativa para o FPM de fevereiro. Segundo o órgão, deve haver um aumento de 24%, em comparação aos repasses do mês anterior e 3,9% com relação ao mesmo período de 2017.

Já para o mês de março é esperado um crescimento de 5,9% em relação à março do ano passado. Apesar das divulgações, a Confederação mantém o pedido de cautela aos gestores municipais.

Historicamente, os recursos do FPM do primeiro semestre sempre são maiores, o que requer um planejamento estratégico para não se ter surpresas negativas no segundo semestre.

Por Lucas Malta / Da Redação

Comentários