Foto Sururu 2019 coloca Alagoas no roteiro de eventos nacionais de fotografia

19 abr 2019 - 13:02

Encontro estimula a cultura fotográfica alagoana (Foto: Nair Benedicto)

Com o intuito de incluir Alagoas no circuito de eventos nacionais de fotografia do País, o I Encontro de Fotografia Criativa de Maceió, Foto Sururu, traz palestras, exposições fotográficas, oficinas, projeções comentadas e leituras de portfólios para o Estado. O ciclo de palestras acontece no Museu de Imagem e Som de Alagoas, nesta sexta-feira (19) e no sábado (20).

Com apoio da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) e da Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal), o evento é organizado pela Agência Fragma e dispõe de 100 vagas para as palestras com convidados renomados do cenário local e nacional, como Celso Brandão, fotógrafo alagoano, e Jacqueline Hoofendy, do Rio de Janeiro. A ideia é proporcionar troca de conhecimento e promover o trabalho dos fotógrafos alagoanos.

Para o fotógrafo e organizador do evento, Jorge Vieira, realizar o Foto Sururu é um desafio grande. “É a primeira vez que a gente faz um evento com dimensão nacional, que inclusive já acontece para acabar com a falta de cultura fotográfica em Alagoas. A ideia também é dar a visibilidade que a fotografia alagoana merece, estimular essa cultura no nosso Estado e aguçar novos olhares”, disse Vieira.

Além das palestras que tratam sobre o poesia e cultura como parte do processo criativo da fotografia, dentre outros temas, o Encontro também apresenta duas exposições: “Autorretrato, Atalho para Minha Poética (IPHAN)” e “Missão São Francisco: Nos Caminhos de Richard Francis Burton – ATO I (Fundação Pierre Chalita)”. Oficinas com diversas temáticas e leituras de portfólio com limites de vagas também serão ofertados ao público. Confira a programação completa no endereço eletrônico: www.fotosururu.com.

Por Dayris Carvalho / Agência Alagoas

Comentários