Fornecedores de cana conhecem sistema de plantio com espaçamento 1,5m

Ascom / BCCOM

15 mar 2022 - 08:01


Reunião com fornecedores de cana (Foto: Ascom / BCCOM)

Fornecedores de cana de Alagoas receberam nesta segunda-feira,14, mais informações sobre o plantio de cana com espaçamento de 1,5 metro durante palestra realizada na Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana), em Maceió/AL.  O método, que já é executado em diversas áreas de usinas no País, foi compartilhado pelo superintendente Agroindustrial da Usina Caeté, Mario Sergio Matias.

A exposição, denominada “análise da viabilidade agronômica do espaçamento 1,5 para a cultura canavieira em Alagoas”, apresentou a configuração completa do plantio e apontou o método de colheita mecânica como mais eficiente para o espaçamento de 1,5m.  Atualmente em Alagoas os plantadores utilizam o espaçamento de 1 metro. 

Segundo Mário Sergio,  plantio com 1,5 metro tem mostrado, em alguns casos, ganho de produtividade na tonelada de cana por hectare. “O grande mercado do centro-sul já faz isso há um tempo, e aqui observamos uma diferença de 15 toneladas.  Creio que o setor deve ganhar e a indústria aumentar sua produtividade na safra”, destacou o gestor. 

O presidente da Asplana, Edgar Filho, considera positivo a aplicação do novo modelo de plantio como forma de “virar a chave” nas atividades do segmento.

 “Muito importante estarmos discutindo essa virada de chave, fator que nos traz números impressionantes. Esses resultados se mostram satisfatórios ao diminuir a mão de obra, custos e aumentando a produtividades. Os fornecedores receberam positivamente. Estamos todos animados para viabilizar essa nova técnica nas áreas que apresentem condições adequadas para receber a colheita mecanizada”, destacou o líder dos fornecedores.

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.