FLOR DE LIS

23 julho 2022


Flor de Lis (Foto: JackieLou DL / Pixabay)

Tudo começou quando tentei lembrar de algum símbolo, imagem ou figura, que algum dia na vida tenha visto, e que teria ficado guardado numa “gaveta” da minha memória. Alguma coisa, que de repente, do nada, surgisse, emergisse, de lá, do vasto “lago” do Lobo frontal do nosso cérebro.

Então, eis que “me aparece” a imagem de três folhas, entrelaçadas pelo meio. A que está ao centro aponta para cima, enquanto as outras duas pendem para os lados. Esta crônica emblematicamente teria o título de: “As Três Folhas”. A pesquisa porém, fez-me optar por “Flor de Lis”.

“A Flor-de-lis é uma figura heráldica muito associada à monarquia francesa, particularmente ligada com o rei da França. Ela permanece extraoficialmente um símbolo da França, assim como a águia napoleônica. A palavra “Lis”, é um galicismo que significa “Lírio” ou “Íris”, mas também pode ser uma contração de “Louis” (termo francês equivalente a “Luis) primeiro príncipe a utilizar o símbolo, ficando assim: “Fleur-de-louis” ou “Flor-de-Luis”. FONTE: pt.wikipedia.org”

“HERÁLDICA ou ARMARIA é um sistema de identificação visual e simbolismo criado na Europa no século XII, baseado nos brasões de armas ou escudos. O termo também designa a arte de elaboraros brasões e a ciência que estuda suas regras, formas, tradições simbolismo, significados históricos, políticos, culturaise sociais. FONTE: pt.wikipedia.org”

A minha pesquisa, é preciso que se diga, não deu “de cara” com esse símbolo associado à armaria ou ao rei de França. A princípio, descobrimos que a “Flor-de-Lis” estaria relacionada com o Escotismo.

“Um dos principais símbolos do Escotismo é a Flor-de-Lis. O distintivo tem origem nos antigos mapas que usavam a figura da flor na rosa dos ventos para indicar o norte, a direção certa. Para os escoteiros, o emblema mostra ainda o caminho do cumprimento do dever e da ajuda ao próximo. Suas três folhas remetem aos três itens da promessa escoteira. Hoje é o símbolo oficial para todos os grupos escoteiros que pertencem a fraternidade mundial. Para distinguir uma nacionalidade da outra, na maioria dos casos, o emblema nacional é posto junto à Flor-de-Lis. No Brasil o Selo da República é  utilizado para este fim. FONTE: símbolos.net.br”

“SINAL ESCOTEIRO: Formado pelos dedos da mão direita: indicador, médio e anular, unidos e estendidos com o polegar mantido sobre o mínimo na palma da mão. Eleva-se a mão à fronte rapidamente, como em continência. O sinal representa as três premissas da promessa escoteira: e que mesmo os escoteiros mais distantes permanecem unidos, além do mais forte proteger/defender o mais fraco (dedo polegar sobre o mínimo). O APERTO DE MÃO Pode causar certa estranheza, mas os escoteiros se cumprimentam com a mão esquerda e com os dedos mínimos entrelaçados. O gesto quer dizer que há confiança mútua entre os companheiros. FONTE:wikipedia.org”

“SCOUT: tradução do inglês: Escoteiro. FONTE: linguee.com.br”

“O ESCOTISMO, fundado por Lord Robert StephensonSmyth Baden Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. Sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra na promessa e na lei escoteira. Através da prática de trabalho em equipe, da vida ao ar livre. E fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina. SIMBOLISMO: Como simbologia gira a volta do explorador, aquele que parte à descoberta do desconhecido. Além da Flor-de-Lis, também a Vara, o Chapéu, o Cantil e a Estrela. FONTE: agr658.cne.escutismo.pt”

“ESCUTISMO e os EXEMPLOS: Os exploradores são chamados a seguir o exemplo de algumas figuras bíblicas e históricas. Santos que são modelos de vida: Abraão, Moisés, David, Santo Antônio, Santa Isabel de Portugal, bem como exploradores como Fernão de Magalhães, Ernest Shakleton, Neil Armstrong, Gago Coutinho, Sacadura Cabral, Jacques Cousteau, DianFossey, Infante Dom Henrique, RosieStanset etc. Fonte: pt.wikiversity.org”

Houve um elemento que eu jurava que fizesse parte da simbologia dos escoteiros, o Lenço vermelho no pescoço sobre a gola da camisa. Para minha surpresa, não é citado em nenhuma das fontes pesquisadas.

ESCOTIMO ou ESCUTIMO? O site: avozdetrasosmontes.pt tem uma matéria com esse título e tema. Porém, não permite copiar. Explica basicamente que 1913 foi fundada a primeira associação de escoteiros em Portugal e o termo, originado do inglês “Scout” utilizava o “O”: ESCOTISMO. Porém em 1923, a igreja católica idealizaria uma fundação com os mesmos princípios, no entanto de caráter confessional. Daí o termo ESCUTISMO. O artigo termina dizendo que ambos os termos são aceitos para o mesmo significado.

Por fim, temos a música FLOR-DE-LIS do nosso querido Djavan, das mais brilhantes estrelas da MPB, que tanto enaltece nossa Alagoas. De quem sou fã de carteirinha desde a minha juventude. E diz mais ou menos assim: “Valei-me Deus, é o fim do nosso amor? Perdoa por favor/ Eu sei que o erro aconteceu/ Mas não sei o que fez, tudo mudar de vez/ onde foi que eu errei?/  Eu só sei que amei, que amei, que amei. FONTE: letras.mus.com.br

UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR [Do watsapp]

NO DIA DO AMIGO: AMIGO É IGUAL CUSCUZ TEM HORA QUE INTALA, FAZ RAIVA, MAS NÃO PODE FALTARNA VIDA DA GENTE.

AVISO NAS PORTAS DOS BANHEIROS DE UM BAR: WC DE MUIÉ/MULHER; MACHO/HOMEM; MUIÉ/HOMEM; HOMEM/MUIÉ. [Quero ver Alguém reclamar!kkk]

NÃO ENTENDO PORQUE CEMITÉRIO TEM MURO. SE QUEM TÁ DENTRO NÃO PODE SAIR, E QUEM TÁ FORA NÃO QUER ENTRAR.

DIÁLOGO NO TRABALHO: – VOCÊ SE PREOCUPA COM O AVANÇO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

-NÃO. EU ME PREOCUPO MAIS COM O RETROCESSO DA INTELIGÊNCIA NATURAL.

Comentários