Festival Carambola anuncia edição online para os dias 21, 23, 28 e 30 de setembro

21 set 2021 - 11:31


O Festival Carambola 2021 será totalmente online com shows de artistas alagoanos dividindo o palco com alguns nomes convidados (Foto: Assessoria)

Pode comemorar: o Festival Carambola está de volta! Totalmente online e gratuito, a edição 2021 do principal festival independente de Alagoas retorna com patrocínio da cerveja Devassa e uma programação diversa,  recheada de muita música e ideia boa, nas duas últimas terças e quintas-feiras deste mês de Setembro (dias 21, 23, 28 e 30).

Com transmissão aberta via Youtube  o público do Carambola pode escolher o que acompanhar ao vivo, de acordo com os conteúdos que mais se interessar: nas terças-feiras, a programação do festival se volta a atividades de formação e conversas temáticas com o objetivo de fomentar ideias sobre novos mecanismos e escutas percebidas em distintas cenas musicais brasileiras contemporâneas.

Às quintas-feiras, a música toma conta da programação do Carambola, com destaque para o projeto “Sala de Ensaio”, que apresentará quatro sessões de estúdio classudas de artistas alagoanos em duetos inéditos e criativos com nomes de fora do estado. Os registros foram feitos exclusivamente para o festival, durante um final de semana do último mês de Julho.

No line up, Flora e Zé Ibarra, Bruno Berle e Dora Morelenbaum, Arielly Oliveira e Jonathan Ferr, Ítallo e Julia Mestre. “Escalamos duplas para dividir o palco e o resultado é memorável. No Sala de Ensaio, uma legítima troca de afetos. Artistas reinventam suas próprias canções, trocam figurinhas e nos entregam registros únicos de seus respectivos trabalhos. Uma vibe gostosa demais”, explica Lili Buarque, produtora cultural e integrante do núcleo criativo do festival.

A patrocinadora também entra nessa dança apresentando o talk-show “Rádio Devassa”, que vai trazer os artistas Zé Manoel e Marina Sena para um bate papo leve e descontraído – e que será exibido antes das apresentações musicais de cada quinta-feira. A programação completa com datas e horários de cada atração você confere ao final desse texto.

Para Didi Magalhães, também produtora do festival, o Carambola desabrocha sua edição de 2021 nesta programação multi-facetada a fim de estabelecer conexões com outros públicos e projetos sonoros Brasil afora. “O Carambola se prepara para uma volta presencial apenas em 2022, se isso for possível até lá em termos sanitários, claro. Queremos que Maceió volte a se divertir conosco, mas não só: estamos convidando o Brasil todo para nossa pista e aproveitamos essa nova extensão digital para reforçar o convite”, ela comenta.

Trava Línguas – Quem Soul Eu, uma pré-estreia no Festival Carambola

Um dos momentos mais aguardados dentro do festival este ano é a pré-estreia exclusiva da extensão visual de Trava Línguas (Natura Musical), novo disco da artista multimídia e agitadora cultural paulista Linn da Quebrada.

Na terça-feira, 28 de setembro, às 20h, ela exibe o experimento visual Trava Línguas – Quem Soul Eu, dirigido por ela e Rodrigo de Carvalho e que foi totalmente registrado na cidade alagoana de Viçosa, cidade natal da mãe de Linn. O projeto reflete temas como ancestralidade, arte, sucesso e fracasso, além de cruzar de modo poético as histórias que permeiam diversos pontos do território com a própria vida da Linn até aqui.

Para a artista, divulgar este conteúdo em primeira mão via um festival alagoano só reforça uma das mensagens que o projeto quer passar: a identificação com suas próprias origens. “Estou feliz de estreitar laços com Alagoas, com Viçosa e Maceió. São territórios que levo comigo das mais diversas formas, nada mais simbólico e especial do que celebrar a conclusão desse registro junto ao Festival Carambola”, declara Linn.

É preciso se inscrever para ter acesso à exibição do documentário. Clique aqui.

Muito prazer, nós somos o Festival Carambola

De 2017 para cá, o Festival Carambola realizou três edições físicas em Maceió (AL) e duas online, uma própria e outra ao lado de mais sete festivais nacionais via um projeto da cerveja Devassa, ambas em 2020.

No meio deste ano o evento deu o primeiro pontapé de 2021 revelando sua nova identidade visual, por meio de um anúncio híbrido, que invadiu as redes sociais e também a capital alagoana, com uma projeção visual de cerca de 40 metros de extensão sobre um prédio da Avenida Comendador Gustavo Paiva, um dos pontos mais movimentados de Maceió.

“Queremos manter a arte ativa, criativa e mutante, tanto para o público quanto para nós. O Carambola é essa mistura de linguagens, essa possibilidade do contato plural da nossa cultura com quem se dispõe a conhecê-la. Fazer isso presencialmente é um grande desafio, e agora, virtualmente é um desdobramento ainda maior na criatividade e também na vontade”, aponta Fernanda Guimarães, produtora do festival. Vem com a gente, o Festival Carambola te chama!

Confira a programação completa a seguir:

21/09 – 20h

Atividade de formação: Quem não cria é criado: tecnologia e criatividade no beat do funk (Exclusivamente via Zoom com inscrições limitadas)

23/09 – 20h

Sala de Ensaio – Flora e Zé Ibarra
Rádio/podcast Devassa com Zé Manoel
Sala de Ensaio – Bruno Berle e Dora Morelenbaum

28/09 – 20h

Pré- estreia exclusiva: Trava Línguas – Quem Soul Eu,  documentário + bate-papo com Linn da Quebrada (Exclusivamente via Zoom com inscrições limitadas)

30/09 – 20h

Sala de Ensaio –  Arielly Oliveira e Jonathan Ferr
Rádio/podcast Devassa com Marina Sena
Sala de Ensaio – Ítallo e Julia Mestre

Por Assessoria / Festival Carambola

Comentários