Fenômeno raro mostra planeta Vênus sendo encoberto pela Lua

09 set 2013 - 09:29

Em regiões no sul do País e em São Paulo, foi possível ver a olho nu o fenômeno astronômico

Foto: Fabio Gomes/Futura Press

Foto: Fabio Gomes/Futura Press

Por volta das 19 horas deste domingo (8), quem olhou para o céu viu a Lua “sorrindo” e uma estrela brilhando a seu lado. O raro fenômeno mostra a Lua encobrindo o planeta Vênus e evidencia a estrela Espiga (ou Spica).

“Essa estrela tem importância histórica, pois é mostrada na bandeira brasileira acima da faixa Ordem e Progresso representando o Estado do Pará”, explica Jair Barroso, do Observatório Nacional.

O planeta Vênus, o mais brilhante do nosso céu, aparece no céu nos fins de tarde, desde meados de julho. Na noite de domingo, ele ficou completamente escondido atrás do satélite natural da Terra. O fenômeno pode ser visto em regiões no sul do País e em São Paulo. Também foi possível registrar o fenômeno em Amã, na Jordânia.

Nesta segunda-feira (9), na mesma região do céu ao escurecer, será possível observar novamente a estrela, os planetas Vênus e Saturno e a Lua.

Do Último Segundo / iG

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.