Família de escritor santanense José Candido visita terra e recebe homenagens

30 set 2013 - 08:27

Foto: Sérgio Campos / Alagoas na Net

Foto: Sérgio Campos / Alagoas na Net

Filhas, netos e genros do escritor e compositor José Candido da Silva, realizaram durante este fim de semana uma visita à cidade de Santana do Ipanema, terra natal do artista. Vindos da cidade de Aracaju, os familiares chegaram na sexta-feira (27) e até o domingo (30) visitaram e reviveram alguns momentos, além de prestigiarem uma homenagem ao autor da famosa música “Carcará”.

Visita aos amigos

Na manhã de sábado (29) os visitantes aproveitaram o sol do sertão e foram dar uma volta na feira livre. Eles também tiveram a oportunidade de fazer uma visita à rua que leva o nome do compositor, localizada no bairro da Floresta. O vereador Zé Lucas, sobrinho do compositor, lembra o dia em que foi com ele colocar a placa que leva o seu nome, em 11 de março de 1996.

Durante à tarde, eles foram recebidos na residência do santanense Sergio Campos, que ofereceu um churrasco, regado a muita música regional. Artistas santanenses como Waldo Santana, Adeildo (violão), Junior (sanfoneiro), Jamaica (percussionista) Ferreira e Ferreirinha, além do forrozeiro Manoel Messias (adotado por Santana) amimaram a festa, onde puderam homenagear e emocionar os convidados.

No domingo, foi a vez do vereador Zé Lucas receber os seus parentes, no Sítio Puxinanã, local onde nasceu José Cândido, um dos filhos mais ilustres de Santana do Ipanema e aonde residem muitos dos seus familiares.

Ainda no domingo, às 18h, a Academia Santanense de Ciência, Letras e Artes, liderada pelo seu presidente José Malta Neto, prestou uma bela e justa homenagem ao compositor e autor das obras “O Menino de Puxinanã” e “O Querubim”, além de poesias e diversas músicas.

Com a presença do prefeito Mário Silva, que deu total apoio à vinda dos familiares de José Cândido, do presidente da Câmara de Vereadores, José Vaz, o evento aconteceu na Biblioteca Breno Accioly, quando na oportunidade os acadêmicos prestaram várias homenagens à memória do senhor José Cândido, entre elas foi afixada uma placa onde consta a letra da sua mais famosa composição Carcará.

Sobre o compositor

José Cândido da Silva nasceu em 11 de março de 1927, no Sítio Puxinanã. Em 1945 saiu da localidade com destino a Aracaju e mudou-se para o Rio de Janeiro, em 1950. No ano de 89 retornou à terra natal e em 1992 voltou para Aracaju, onde fixou residência de forma definitiva.

Em 1964, Carcará marcou o início da carreira de uma das maiores artistas do Brasil, Maria Bethânia, que se tornou amiga do autor. Um ano depois Bethânia estourou nacionalmente com este baião. Além de José Cândido, a música é assinada pelo maranhense, de Pedreiras, João do Vale. Em 2011, Carcará foi tema da novela da Globo, Cordel Encantado.

O cantor santanense Waldo Santana também gravou música de José Cândido. De acordo como o músico, que também é compositor, José Cândido esteve em sua residência com o intuito de lhe ofertar um exemplar do livro “O Menino de Puxinanã”, quando ele viu a letra da música “Por que Chover no Mar”.

Veja aqui a galeria de fotos desta visita

Da Redação

Comentários