Terá início a partir do dia 17 deste mês, na cidade de Santana do Ipanema, uma exposição fotográfica que pretende mostrar as belezas e o patrimônio cultural que tem o Sertão de Alagoas.
Chamada de “Memória e História: olhares sobre o sertão alagoano” o trabalho é um experimento de curadoria entre professores e alunos dos cursos de economia e de contabilidade da UFAL, além professores e alunos da Escola Estadual Padre Francisco Correia e dos Colégios Divino Mestre e Cenecista Santana.
Quem lidera, coordena e fala um pouco mais sobre a exposição é o Professor Dr. Rafael de Oliveira Rodrigues, da UFAL. Ele explica que o evento nasceu do projeto de extensão “Memória e História: um inventário do Patrimônio Cultural da cidade de Santana do Ipanema/AL”, realizado entre 2016 e 2017.
“O trabalho foi desenvolvido pela Linha de Pesquisa Meio Ambiente, Patrimônio Cultural e Desenvolvimento Sustentável, ligada ao Centro de Estudo em Ecodesenvolvimento e Agroecologia (CEEA), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)”, relata o docente.
Além do apoio financeiro da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT/UFAL), por meio de bolsas de pesquisa destinadas aos alunos, a exposição também contou com apoio de uma série de instituições da cidade como o Museu Darras Noya, a Casa da Cultura, a Secretaria Municipal de Educação, além do Laboratório Senhora Santana.
A exposição está marcada para iniciar às 19h, na Casa da Cultura de Santana do Ipanema, localizada à Rua Coronel Lucena Maranhão, n. 198, Centro. Telefone: (82) 3621 1615. Além da abertura, o primeiro dia será marcado com uma apresentação cultural.
A programação seguirá no dia seguinte, 18, com o lançamento do Catálogo Virtual e continua nos dias 19, 20 e 21 com rodas de rodas de conversas com os curadores e mais apresentações culturais.
Por Lucas Malta / Da Redação