Santana do Ipanema: exposição fotográfica mostra tradição e belezas do Sertão Mostra surgiu de um trabalho de extensão da Ufal com apoio de alunos de escolas da cidade.

07 jul 2017 - 07:34


Fotos mostram paisagens ou situações encontradas na região (Foto: Cortesia)

Terá início a partir do dia 17 deste mês, na cidade de Santana do Ipanema, uma exposição fotográfica que pretende mostrar as belezas e o patrimônio cultural que tem o Sertão de Alagoas.

Chamada de “Memória e História: olhares sobre o sertão alagoano” o trabalho é um experimento de curadoria entre professores e alunos dos cursos de economia e de contabilidade da UFAL, além professores e alunos da Escola Estadual Padre Francisco Correia e dos Colégios Divino Mestre e Cenecista Santana.

Quem lidera, coordena e fala um pouco mais sobre a exposição é o Professor Dr. Rafael de Oliveira Rodrigues, da UFAL. Ele explica que o evento nasceu do projeto de extensão “Memória e História: um inventário do Patrimônio Cultural da cidade de Santana do Ipanema/AL”, realizado entre 2016 e 2017.

“O trabalho foi desenvolvido pela Linha de Pesquisa Meio Ambiente, Patrimônio Cultural e Desenvolvimento Sustentável, ligada ao Centro de Estudo em Ecodesenvolvimento e Agroecologia (CEEA), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)”, relata o docente.

Além do apoio financeiro da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT/UFAL), por meio de bolsas de pesquisa destinadas aos alunos, a exposição também contou com apoio de uma série de instituições da cidade como o Museu Darras Noya, a Casa da Cultura, a Secretaria Municipal de Educação, além do Laboratório Senhora Santana.

Alunos de três escolas da cidade participaram do projeto (Fotos: Cortesia)

A exposição está marcada para iniciar às 19h, na Casa da Cultura de Santana do Ipanema, localizada à Rua Coronel Lucena Maranhão, n. 198, Centro. Telefone: (82) 3621 1615. Além da abertura, o primeiro dia será marcado com uma apresentação cultural.

A programação seguirá no dia seguinte, 18, com o lançamento do Catálogo Virtual e continua nos dias 19, 20 e 21 com rodas de rodas de conversas com os curadores e mais apresentações culturais.

Por Lucas Malta / Da Redação

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.