Explicação da ladainha de Nossa Senhora

2 novembro 2021


Foto: subin cho / Pixabay

Minha mãe Dineusa Bezerra Campos, dizia, que o seu sogro, meu avô paterno Antônio Francisco Soares de Campos costumava dizer que os meses mais quentes do ano, eram março e novembro. Se vivos fossem creio que mudariam de opinião. O mês de outubro realmente foi muito quente.

O calor parece-nos que até mesmo as palavras conseguiu abafar. Confesso que fiquei literalmente sem palavras, para compor minha crônica. Ocorreu-nos de trazer uma curiosidade macerada a muito tempo na cabeça. Alguns títulos atribuídos a Nossa Senhora Maria Santíssima. Sempre me perguntei, de onde viria o termo “Ladainha” e por que o “Ofício”. Outro dia vi escrito na blusa de uma devota de Nossa Senhora, o termo “Presidium” fazendo referência a uma devoção Mariana. Então Nossa Senhora socorreu-me até na hora de fazer minha crônica semanal.

Muito católicos costumam rezar após o Santo Rosário, a Ladainha de Nossa Senhora, mas poucos conhecem o grande valor teológico e simbólico de suas invocações. Muitas das invocações são óbvias: “Mãe do Criador. Rogai por nós.” Mas confesso que passaria por um aperto se me perguntassem: por que Nossa Senhora é invocada como Torre de Davi, ou Espelho de Justiça? Por que Torre de Davi e não Torre de Abraão ou de Moisés? Qual a origem dessa invocações? Não seria espiritualmente mais proveitoso repetir uma invocação sabendo seu significado? É claro que Deus é misericordioso e aceita benignamente as orações feitas com devoção e desejo de agrada-Lo, mesmo que não compreendamos inteiramente o significado delas. Mas o próprio desejo de agradar a Deus deve levar-nos a procurar entender com profundidade o significado daquilo que Lhe dizemos, e com isso, tornar mais eficaz o pedido que fazemos. Vejamos a procedência de algumas invocações da “Ladainha Lauretana” de autoria de André Domino.

ORIGEM DAS LADAINHAS A palavra “Ladainha” vem do grego e significa “Súplica”. Especificamente aquelas que eram rezadas em conjunto pelos fiéis que iam em procissão, às diversas igrejas. A casa na qual morou Nossa Senhora na Plaestina foi transportada milagrosamente para a cidade de Loreto – Itália em 1291, a feliz novidade espalhou-se rapidamente dando origem a numerosas peregrinações. Daí surgiu a “Ladainha Lauretana” em referência a cidade de Loreto.

COMPOSIÇÃO DA LADAINHA No início as invocações são dirigidas a Nosso Senhor e a à Santíssima Trindade, depois invocamos o Pai Eterno, o Filho e o Espírito Santo. Isso para que entendamos que Maria Santíssima é o melhor caminho para se chegar a Deus. COMPREENSÃO: A vida contemporânea, as novas civilizações fechou-se para o simbolismo. Como explicar e ressaltar a pessoas que ficam fechadas em cidades feias e perigosas a beleza de uma estrela? O ritmo de vida corrida e excitante de hoje   não favorece a meditação ou a contemplação das maravilhas da criação. Vejamos alguns significados das invocações simbólicas:

Espelho de justiça: Nossa Senhora é chamada assim porque ela é um espelho de perfeição. Pode ser admirada nela assim como vemos a luz refletida na água. Sede da Sabedoria: Nossa Senhor durante nove meses encerrou dentro do ventre seu Divino filho, portanto a sede da Sabedoria. Vaso Honorífico: Nossa Senhora guardou cuidadosamente em sua alma a graça recebida, e manteve a honra do gênero humano decaído. Se não tivesse existido Nossa Senhora, ficaria faltando na criação quem representasse a perfeição da criatura. Vaso Insígne de Devoção: A palavra devoto quer dizer dedicado, e Maria Santíssima foi esse exemplo de dedicação a Deus. Torre de Davi: Nessa invocação reconhecemos que Nossa Senhora na nova Jerusalém a igreja, é a torre que melhor protege e defende os fiéis da santa igreja de Cristo. Porta do Céu: Foi pro meio dela que Jesus Cristo veio a Terra, e é por Ela que nos vêm toda as graças. Estrela da Manhã: Pouco antes do nascer do sol, quando a escuridão é maior ela aparece no horizonte, uma estrela de maior luminosidade. Assim é Nossa Senhora, Ela é o anúncio da luz que virá.

Temos assim algumas explicações da “Ladainha Laureteana”, de modo que a compreensão delas nos ajude a rezar com maior fervor tão meritória oração. Fonte: André Domino “Na Escola de Maria, Ed Paulinas 4ª Edição São Paulo, 1962 by postado por “CatólicaApostólicaRomana” Fonte: Google.com.br

UM POUCO DE HUMOR CLIMÁTICO

TÁ TÃO QUENTE QUE SE VOCÊ ME TRATAR FRIAMENTE EU VOU AMAR!

BODE GAIATO

O Calor tá de matar passou um Urubu aqui agora, voando com uma asa só. A outra era se abanando!

O PAI SABATINANDO O FILHO:

-Por que no Nordeste é mais quente que no Sul?

-Porque o sol nasce aqui primeiro e quando chega lá tá mais frio!

ZÉ LEZIN

Na cidade de Patos na Paraíba é tão quente que eu

Me encostei num coqueiro, dai ouvi um barulho estranho: grugrugru!

Sabe o que era? A água dentro dos cocos fervendo!

NO WATSAP

Sabe que lugar nem o Capeta aguentou o calor? Santana do Ipanema!

Comentários